Search
Close this search box.

42ª Internacional começa nesta quinta em São Paulo

30 de maio de 2024

42 ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano acontece de 20 de maio a 02 de junho no Parque da Água Branca
Compartilhe no WhatsApp
42ª Internacional começa nesta quinta em São Paulo

Será no Parque da Água Branca, uma festa portuguesa, com certeza. Cercada de muita expectativa, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), abre nesta quinta-feira (30) a sua 42ª Exposição Internacional, o principal evento da raça. O Parque Fernando Costa é um conhecido palco dos Lusitanos, pois o local recebeu, no início dos anos 1980, as primeiras mostras da raça no Brasil.

Com uma extensa programação, o evento apresentará a criadores, proprietários, investidores e ao público em geral, o porte elegante e a funcionalidade dos cavalos Lusitanos em competições esportivas, concurso morfológico e demonstrações de arte equestre, entre outras atividades. Com a participação dos melhores criadores do Brasil e convidados internacionais, os mais belos exemplares da raça estarão em evidência até o dia 2 de junho.

Conforme destaca o presidente da ABPSL, Ismael Gonçalves da Silva, a proposta da Internacional 2024 é fazer diferente e voltar a mostrar o Lusitano para o público em geral que vai ao evento para apreciar os animais. “O Parque da Água Branca, já abrigou vários dos nossos eventos, passou por uma grande melhoria, está maravilhoso e totalmente adequado para receber nossa Expo Internacional”, afirma.

As atrações do evento estarão concentradas na arena em frente à arquibancada do Parque da Água Branca que será dividida em três pistas, além de um espaço reservado para uma área VIP para expositores (criadores e empresas patrocinadoras). No Concurso de Modelo e Andamentos, o julgamento morfológico das fêmeas será na sexta-feira (31), enquanto que no dia seguinte serão os machos. Os campeões de cada categoria que conquistarem medalha de ouro se habilitam a concorrer aos grandes campeonatos “Jovens e Adultos”.

Estes títulos serão decididos no mesmo dia do julgamento das categorias e gênero. Depois, os grandes campeões jovens e adultos disputam entre si os títulos de grande campeão macho e grande campeã fêmea. Fechando o concurso, os dois vencedores disputam o mais cobiçado dos títulos da Exposição: de Campeão dos Campeões.

Dressage Internacional

Realizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e denominado “CDI3* Parque da Água Branca”, inclui as categorias 3, 2 e 1* e CDI Young Horse) acontece pela primeira vez no Brasil em um parque público. O Adestramento é considerada a mais clássica das modalidades hípicas olímpicas, atraindo atletas top em atividade no país.

Importante ressaltar que o CDI3* vale como observatória para formação das equipes para desafios internacionais, enquanto o CDIYH (Young Horses) servirá como qualificativa para o Longines FEI WBFSH – Dressage Word Breeding Championship, o Campeonato Mundial de Dressage de Cavalos Novos que acontece na Holanda, em setembro.

Tem ainda o Concurso de Adestramento Nacional e Copa ABPSL de Adestramento. As disputas reúnem atletas que competem em nível nacional, das categorias de base às de alto rendimento, e são realização conjunta da ABPSL, CBH e Federação Paulista de Hipismo (FPH). Criadores e proprietários tem na Internacional uma das duas oportunidades da temporada Aprovação de Garanhões, que são avaliados por juízes. Com informações da ABPSL.

Por Revista Horse

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Instituição financeira passará a considerar a cotação apurada pela consultoria de mercado Datagro
Receita dos embarques para exportações aumentou 15,9% e registrou o segundo melhor resultado da história
Idade de envio de bovinos para processamento, perfil da dieta do gado, qualidade no manejo das pastagens e controle do desmatamento nas propriedades estão entre principais fatores
Mas o preço do boi só não caiu mais, porque o consumo aumentou expressivamente.