Search
Close this search box.

20ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 acontece em Canhotinho (PE)

24 de outubro de 2023

O programa irá receber cerca de 400 animais para as avaliações de carcaças, marcando presença no maior campeonato de qualidade Nelore do mundo.
Compartilhe no WhatsApp
PECUÁRIA: 20ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 acontece em Canhotinho (PE)

Hoje, 24 de outubro, Canhotinho (PE) sediará a 20ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023. Nela, a Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN) e a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) unem forças. A Masterboi, em colaboração com Matsuda Sementes e Nutrição Animal, lidera o apoio a este evento que programa receber cerca de 400 animais para as avaliações de carcaças, marcando presença no maior campeonato de qualidade Nelore do mundo.

“Estamos muito animados com a realização da segunda etapa do Circuito em Canhotinho (PE), este ano. Esperamos que esta etapa não apenas promova o melhoramento genético Nelore, mas também fortaleça os laços entre os pecuaristas. Este evento é uma oportunidade de aprendizado valioso para todos os envolvidos”, comenta Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

A pecuária desempenha um papel significativo na economia e na cultura de Canhotinho (PE). A cidade pernambucana é conhecida por sua tradição na criação de gado. Canhotinho abriga rebanhos de Nelore, onde criadores locais se empenham na seleção e aprimoramento da raça, contribuindo para o fortalecimento da pecuária na região.

“Esperamos que Canhotinho continue a prosperar e a ser uma referência na criação de Nelore, e que seu exemplo inspire outros municípios da região a seguir o mesmo caminho de excelência na pecuária brasileira”, finaliza Callejon.

Contatos para inscrições

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Canhotinho, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Masterboi local pelo telefone (87) 99608-1618 para falar com Flávio ou (81) 99593-2381 para falar com Josimar.

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

Calendário

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:

  • 25 e 26/10 – Frisa de Nanuque (MG)
  • 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
  • 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
  • 06/11 – Friboi de Andradina (SP)
  • 08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
  • 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
  • 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
  • 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
  • 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
  • 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
  • 28/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
  • 30/11 – Friboi de Campo Grande (MS)

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Por Texto Assessoria

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Gravada e publicada em parceria com o Chef de cozinha Jimmy Ogro, a série que desmistifica a suinocultura a carne suína já soma quase 120 mil visualizações no Instagram
Uma jornada de imersão na pecuária de confinamento americana revela práticas inovadoras e abre novas perspectivas para o agronegócio brasileiro
A feira contou com 1500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos
Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor