Search
Close this search box.

16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper impressiona pelo alto padrão de excelência

19 de outubro de 2023

Maior evento das raças do Brasil, realizado durante a 3ª Fenovi e a 60ª Expo Rio Preto, reuniu 758 ovinos e surpreendeu a todos pela qualidade dos animais, estrutura e organização
Compartilhe no WhatsApp
16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper impressiona pelo alto padrão de excelência

16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, realizada de 08 a 15 de outubro no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto (SP), impressionou a todos pelo alto padrão de excelência dos animais das raças apresentados em pista. O evento foi realizado durante a 3ª Feira Noroeste Paulista de Ovinos (Fenovi) e a 60ª Expo Rio Preto.

O jurado sul-africano Le Roux Van Wyk, que integrou o trio de jurados junto com Gustavo Martins Ferreira e Lucas Lemos Ranzani, ficou impressionado com a qualidade dos animais. “A última vez que julguei no Brasil foi em 2018, e devo elogiar o país porque o plantel das raças Dorper e White Dorper melhorou muito. Fiquei impressionado!”.

image 10
Le Roux Van Wyk, Gustavo Martins Ferreira e Lucas Lemos Ranzani – Foto: Divulgação/ABCDorper

A exposição contou com um total de 758 ovinos das raças, sendo 566 Dorper e 192 White Dorper. “Os animais da raça Dorper apresentam uma qualidade muito boa, enquanto os White Dorper ainda precisam melhorar em alguns aspectos. Como conversei com alguns dos organizadores após o evento, o problema provavelmente está relacionado aos poucos grupos genéticos com os quais os criadores podem trabalhar aqui no Brasil”, apontou o jurado sul africano.

Lucas Lemos Ranzani também enfatizou a presença de animais de alto nível e ainda destacou a diversidade de regiões representadas em pista. “Tivemos criadores do Rio Grande do Sul, do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, além de alguns estados do Nordeste, enfim, essa miscigenação de animais provoca uma competição mais acirrada e um julgamento mais homogêneo”.

A qualidade dos animais apresentados em pista durante a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper também chamou a atenção do jurado Gustavo Martins Ferreira, que enxerga um futuro ainda mais promissor para as raças após o evento. “Eu acredito que por conta desse volume e qualidade dos animais, a tendência é que as raças sigam crescendo cada vez mais. O evento foi um sucesso com relação à quantidade e qualidade dos animais, visitação dos criadores e instalações muito boas”.

image 11
Evento reuniu 758 ovinos das raças, sendo 566 Dorper e 192 White Dorper – Foto: Divulgação/ABCDorper

Organização e estrutura também merecem destaque

16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper foi realizada com a expertise da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (Anpovinos) e a correalização da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) e da Associação Brasileira de Criadores do Dorper e do White Dorper (ABCDorper). Contando também com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO-Ovinos), da Associação Comercial de São José do Rio Preto e da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, a exposição se consolidou como uma referência para criadores e entusiastas de ovinocultura.

organização impecável do evento foi um dos destaques mais comentados por todos que estiveram presentes em São José do Rio Preto ou acompanharam a transmissão ao vivo dos julgamentos pela internet. Paulo Sérgio Vianna, presidente da Anpovinos, enfatizou que o evento aconteceu em um ambiente estruturado e propício, elogiando o apoio da prefeitura local e da Secretaria da Agricultura. Segundo Vianna, a atenção dada à ovinocultura tem sido das melhores, e isso se refletiu na qualidade e no sucesso da exposição.

image 12
aulo Sérgio Vianna, presidente da Anpovinos, e Pedro Rocha de Abreu Filho, presidente da ABCDorper – Foto: Divulgação/ABCDorper

Vianna também destacou a evolução notável dos animais apresentados em pista desde a primeira Nacional realizada em São José do Rio Preto, em 2021. “Os animais alcançaram um fenótipo que não fica atrás da África do Sul. Eu acredito que, se fosse possível, o Brasil poderia ser um exportador dessa genética apurada e consolidada, que é de alta qualidade. Esta foi uma Nacional sem precedentes na história das raças Dorper e White Dorper nos últimos 16 anos”, afirmou o presidente da Anpovinos, enfatizando que São José do Rio Preto se tornou a capital nacional da melhor ovinocultura durante os dez dias do evento.

Pedro Rocha de Abreu Filho, presidente da ABCDorper, também elogiou a grandiosidade do evento. Ele destacou a “magnífica estrutura, organização e hospitalidade oferecida pela Anpovinos e Fenovi”, que acolheram a Nacional de 2023. Além disso, ele enfatizou a constante evolução dos criadores em busca do padrão racial e funcionalidade das raças Dorper e White Dorper.

presidente da ABCDorper ressaltou ainda a incrível união e troca de conhecimentos entre os criadores, alegria e dedicação à promoção das raças. Ele afirmou que o evento se tornou uma realidade importante e um marco para as raças Dorper e White Dorper, e os animais em pista refletiram o árduo trabalho, dedicação e paixão dos criadores.

image 13
A constante evolução das raças ficou evidente em pista, segundo o presidente da ABCDorper – Foto: Divulgação/ABCDorper

Das pistas para a batida do martelo

16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper não se limitou às exposições, pois também foram realizados dois leilões, o Leilão Selection e o Leilão Sempre Referência, que ofertaram 65 lotes oriundos das principais criações das raças do país. Como resultado, os remates alcançaram o impressionante faturamento de R$ 1.547.040,00, com uma média geral de R$ 23.800,00.

Pedro Rocha enfatizou a importância desses leilões para o crescimento das raças Dorper e White Dorper, destacando que excelentes exemplares foram comercializados, quebrando recordes de vendas. Além disso, a presença de novos investidores foi notável, com destaque para a Rio Grande do Sul, fortalecendo ainda mais o potencial de crescimento das raças.

image 14
Estrutura do parque em São José do Rio Preto foi bastante elogiada por todos que participaram do evento – Foto: Divulgação/ABCDorper

Edição 2024 da Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper

Com a conclusão da bem-sucedida 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, os olhares já se voltam para o futuro promissor das raças em 2024. A próxima edição do evento, já definida, promete ser ainda mais grandiosa e abrangente.

Um mega projeto foi apresentado pelos criadores do Distrito Federal, Brasília, coordenado pelo segundo vice-presidente da ABCDorper, Marco Boechat. “Um projeto que nos orgulha muito dado sua condição geográfica estando localizada em um eixo central cria um precedente para que aumente ainda mais o número de participantes”, finalizou o presidente da ABCDorper.

O deslocamento estratégico para novas regiões e a busca contínua pela conquista de novos criadores são marcos importantes no caminho de propagar as raças Dorper e White Dorper por todo o Brasil. Com uma visão ambiciosa e estratégica, a edição de 2024 se configura como um evento que não apenas reforçará a tradição e excelência das raças, mas também abrirá novas portas para o crescimento e reconhecimento dessas raças em território nacional.

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/ABCDorper

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

42 ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano acontece de 20 de maio a 02 de junho no Parque da Água Branca
O aumento do uso de coprodutos representa uma solução sustentável para a destinação de resíduos
São Paulo enfrenta desafios ainda maiores devido aos altos custos para o setor produtivo do leite e por ser o maior mercado consumidor do país.
Volume alcançou em 178,8 mil toneladas até a quarta semana, sendo que no ano anterior foram exportadas 168,4 mil toneladas