Search
Close this search box.

Vem aí primeira frente fria do outono

18 de março de 2024

Estação começa na próxima quarta-feira (20), às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília
Compartilhe no WhatsApp
Vem aí primeira frente fria do outono

O outono começa oficialmente na próxima quarta-feira (20), às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília. E o primeiro dia da nova estação já traz mudanças nas condições do tempo, com o avanço de uma frente fria, o que deve aplacar as temperaturas, de acordo com a análise da Climatempo.

A passagem do sistema na noite de quarta vai aumentar a condição para a ocorrência de temporais no oeste e no sul do Rio Grande do Sul. A chegada de muita umidade dará origem a mais nuvens de chuva na metade norte do território gaúcho, aumentando o risco de temporais na região serrana do estado e na capital, Porto Alegre.

Santa Catarina, Paraná e São Paulo ainda terão um primeiro dia de outono quente e abafado, com condição de pancadas de intensidade entre moderadas e forte a partir da tarde.

Risco de temporais aumenta com frente fria

A madrugada da próxima quinta-feira (21) traz tempo instável para alguns municípios do centro-sul do Rio Grande do Sul. Até mesmo Porto Alegre poderá receber volumes mais significativos durante a madrugada e as primeiras horas do dia, mas com a chuva perdendo força à tarde e à noite.

Com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, as pancadas ganham intensidade em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e na divisa desses dois últimos estados com Minas Gerais.

Ainda na quinta-feira, o risco de temporais aumenta, inclusive nas capitais. Atenção para agitação marítima no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A atmosfera terá mais umidade, o que volta a favorecer o aumento de nuvens carregadas no leste e sul de Mato Grosso do Sul, assim como no Triângulo Mineiro.

Por Canal Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O fenômeno climático La Niña, conhecido por resfriar as águas do Oceano Pacífico, está agora começando a influenciar o clima, trazendo consigo uma nova série de desafios.
O calor, caracterizado por temperaturas máximas acima da média para esta época do ano, foi temporariamente amenizado por uma frente fria
Um ciclone extratropical se formará na costa da Argentina na madrugada de quarta-feira (8) e trará mais chuva para o país
Chuva segue como empecilho em parte da região Norte, enquanto na Bahia, lavouras de milho safrinha sofrem com deficiência hídrica