Uso de biológicos por produtores de frutas, legumes e verduras tende a crescer nos próximos anos

13 de fevereiro de 2025

Promip se associou à International Fresh Produce Association (IFPA) e participa de ação com produtores do Vale do São Francisco
Compartilhe no WhatsApp
Uso de biológicos por produtores de frutas, legumes e verduras tende a crescer nos próximos anos

O uso de biológicos para a produção de FLVs (frutas, legumes e verduras) tende a crescer nos próximos anos, principalmente devido à popularização junto aos produtores, aumento da oferta, melhoria na logística, além dos bons resultados obtidos com o do uso dos bioinsumos.

Apesar de ocupar atualmente cerca de 6% do mercado consumidor de biológicos, segundo dados da Croplife Brasil, a produção de FLVs tende a ser um dos segmentos com maior uso desses produtos. “Isso devido às características do mercado, como consumo in natura, cultivo intensivo em áreas menores, exigências quanto à qualidade e maior preocupação com relação à contaminação por agroquímicos”, explica Marcelo Poletti, CEO da Promip.

Aliado a isso, o ciclo curto de muitas culturas e a dinâmica de colheita exigem que o produtor procure por produtos com menor período de carência. “Outro fator é que muitas culturas de menor interesse comercial por parte da indústria de químicos, não têm produtos registrados específicos e precisam recorrer aos biopesticidas para controlar pragas e doenças.”

IFPA

Com o objetivo de se aproximar ainda mais desse setor, a Promip agora é membro da International Fresh Produce Association (IFPA), associação que representa empresas de todos os segmentos da cadeia global de frutas, flores, legumes e verduras – de produtores a varejistas e food service.

A partir dessa filiação, a empresa vai participar de uma ação de networking e negócios em Petrolina (PE) para apresentar a certificação MipExperience aos produtores locais.

Os agricultores interessados em se certificar passam por qualificação e monitoramento para a adoção do MIP (manejo integrado de pragas) e dos produtos biológicos, seguidos de uma auditoria.

“Esse encontro em Petrolina marca o início dos Cafés da Manhã da IFPA para fortalecer conexões e ampliar o networking, compartilhar experiências com outros profissionais do setor e impulsionar o mercado de FFLV com ideias inovadoras. Essa é uma ocasião para levar conhecimento e conectar os produtores, varejistas e fornecedores de produtos/serviços do Vale do São Francisco para aproveitarem as oportunidades e parcerias que impulsionam o crescimento e a competitividade no mercado”, destaca Valeska de Oliveira Ciré, representante da IFPA no Brasil.

Sobre a Promip

A Promip é uma empresa de base tecnológica que reúne em seu portfólio produtos biológicos para a implementação de Programas de Manejo Integrado de Pragas. A companhia é pioneira na produção e comercialização de biodefensivos no Brasil.

Por AgriDoce Comunicação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Estimativa da Fundecitrus prevê produção de 314,60 milhões de caixas na safra 2025/26, alta de 36,27% sobre o ciclo anterior no cinturão citrícola de SP e Triângulo/Sudoeste Mineiro.
Referência em agricultura sustentável, abordagem foi “revolução silenciosa” que transformou a agricultura no Brasil e no mundo. Essa é a principal conclusão do artigo científico “No-tillage system: a genuine brazilian technology that meets current global demands”, recentemente publicado na prestigiada revista “Advances in Agronomy”, com participação de técnicos do IDR-Paraná.
Eles podem substituir em até 50% o uso dos fertilizantes minerais, além de aumentar a produtividade e qualidade dos frutos