Tomate: Produção de até 7 kg de frutos por planta!

O desempenho do tomate SCS 375 Kaiçara em abrigos de cultivo e nos sistemas de produção orgânica foi a grande atração em dia de campo realizado em Apiúna-SC

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Tomate: Produção de até 7 kg de frutos por planta!
Os frutos do tomate Kaiçara têm o formato “caqui”, com peso médio de 106 gramas – Foto: Divulgação
Áudio

O desempenho do tomate SCS 375 Kaiçara, desenvolvido pela Epagri, foi a grande atração em um dia de campo realizado em Apiúna, Santa Catarina. Em uma área demonstrativa instalada na propriedade do agricultor Imor Bohmann, os participantes verificaram que o cultivar da Epagri pode render até 7kg de frutos por planta.

“Ele apresentou excelente qualidade vegetativa e produtiva, com frutos médios e alta carga de frutos por pé. Também se destacou pela resistência a viroses, com menor ocorrência de mosca branca”, conta o pesquisador Rafael Morales, da Epagri/Estação Experimental da Itajaí, empresa do Governo do estado catarinense. A produtividade média de uma planta de tomate é de cerca de 5kg de frutos, dependendo do sistema de cultivo.

O evento foi realizado em junho, e a Isla Sementes, empresa autorizada a multiplicar e vender as sementes do tomate Kaiçara, também apresentou os cultivares híbridos de tomate Lucca e Luigi, que revelaram alto potencial produtivo na região. O dia de campo teve organização em parceria com a Cravil e o Sicoob São Miguel.

tomate producao de ate 7 kg de frutos por planta1
Tomate Kaiçara apresentou alta produtividade e resistência a doenças – Foto: Divulgação

Produção orgânica do tomate Kaiçara

Os frutos do tomate Kaiçara têm o formato “caqui”, com peso médio de 106 gramas e diâmetro médio de 6,5cm. Com coloração vermelha intensa, os frutos dessa variedade têm excelente sabor e prolongado tempo de prateleira.

Esse cultivar é de polinização aberta, o que possibilita ao agricultor obter as próprias sementes.

O tomateiro SCS375 Kaiçara, desenvolvido pela Epagri/Estação Experimental de Itajaí (EEI), tem ótimo desempenho em abrigos de cultivo e nos sistemas de produção orgânica. Ele se destaca por ser menos suscetível a doenças foliares como requeima e mancha de cladosporium.

A planta possui menor arquitetura e folhas eretas, o que facilita os tratamentos fitossanitários e possibilita maior aeração do cultivo, reduzindo a presença de orvalho sobre as folhas e a incidência de doenças foliares.

Fonte: Epagri
Foto: Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

No Brasil, mais de 200 mil famílias da agricultura familiar cultivam fibras naturais e o valor exportado, em 2020, superou US$ 100 milhões.
Planta desenvolvida pela Embrapa para cultivo no Cerrado pode ajudar o Brasil a ser autossuficiente na produção do cereal.
Está dada a largada para o plantio de 72 milhões de hectares, disponíveis para a safra 2021/2022.
Parceria firmada é um passo visando sustentabilidade e responsabilidade social no campo.