Consumo de tilápia cresce 10,3% ao ano e deve continuar nesse ritmo na próxima década

2 de outubro de 2025

Mudança no comportamento do consumidor e avanços no cultivo impulsionam os resultados do setor
Compartilhe no WhatsApp
Consumo de tilápia cresce 10,3% ao ano

A tilápia se consolidou como o pescado mais consumido no Brasil e deve manter um ritmo acelerado de crescimento nos próximos anos. Essa liderança, segundo o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, se deve a uma combinação de fatores. O principal é a característica do filé, sem espinhas, de sabor suave e com padrão consistente, que agrada diferentes perfis de consumidores.

Tilápia um produto de cultivo

“Além disso, trata-se de um produto de cultivo, com produção controlada e oferta estável, permitindo que produtores e mercado trabalhem com previsibilidade e qualidade”, destaca Medeiros.

Outro ponto decisivo é a mudança global no comportamento do consumidor, que passou a buscar alimentos mais saudáveis, sustentáveis e práticos. Nesse novo ambiente, a tilápia se encaixa perfeitamente nessas tendências, pois pode ser preparada de várias formas e até ser consumida crua, em pratos como ceviche.

Por essa variedade de opções, nos últimos 11 anos a tilápia registrou crescimento médio de 10,3% ao ano no Brasil, a melhor série histórica entre todas as proteínas animais do país. De acordo com Medeiros, historicamente, o consumo de peixes no Brasil sempre esteve concentrado no litoral, com predomínio da pesca tradicional. Porém, nas últimas décadas, a expansão do cultivo em regiões do interior mudou esse cenário, garantindo maior oferta em todo o território nacional.

Bastante otimista com o futuro, a projeção da Peixe BR para a próxima década é de crescimento contínuo, mantendo aumentos na mesma taxa observada nos últimos 10 anos. Esse cenário é impulsionado por investimentos já realizados e programados pelo setor, além da receptividade do mercado consumidor. No entanto, alerta Medeiros, o maior desafio será enfrentar as barreiras regulatórias governamentais e os efeitos da perda do poder aquisitivo da população.

Sobre a Peixe BR

A Peixe BR é uma associação que possui 12 anos de atuação no mercado de piscicultura, com forte representatividade no setor. Uma de suas missões é melhorar a competitividade da atividade e do ambiente regulatório do segmento no Brasil, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva de forma sustentável e transparente.

Por ASCOM PEIXE BR

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A irrigação pode aumentar a produtividade em até 80%, mas muitos produtores ainda têm dúvidas sobre como começar. Agora, um manual inédito responde a todas essas questões.
Mudança no comportamento do consumidor e avanços no cultivo impulsionam os resultados do setor
Pelerson Penido, do Grupo Roncador, e Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, citaram integração lavoura-pecuária como solução para aumento de produtividade com compromisso ambiental
Material com resistência a doenças e alto rendimento se destaca em diferentes regiões do país