Search
Close this search box.

Tecnofam 2022 trará estratégias sobre o controle de carrapatos  

3 de setembro de 2022

Teste para eficiência de carrapaticida reduz perdas com controle; serviço será disponibilizado, gratuitamente, pela Embrapa na Tecnofam
Compartilhe no WhatsApp
Tecnofam 2022 trará estratégias sobre o controle de carrapatos
No espaço Museu do Carrapato, o visitante terá informações sobre o controle estratégico do carrapato – Foto: Josimar Lima/Embrapa

Setembro chegou trazendo mais uma edição da Tecnofam 2022 – Tecnologias e Conhecimento para a Agricultura Familiar, realizada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados (MS). Durante os três dias de evento, o produtor rural pode conhecer o Museu do Carrapato, maquinários para ensacamento de silagem e aplicativos para a pecuária.

Os prejuízos causados pelo carrapato-do-boi ultrapassam a casa dos bilhões de dólares ao ano e os impactos são vistos na produção de leite, carne e couro. No espaço Museu do Carrapato da Tecnofam, o visitante terá informações sobre o controle estratégico do carrapato, ciclo de vida, relações com as variações de temperatura e umidade, raças de bovinos utilizadas no sistema de produção e manejo das pastagens.

Pesquisador da Embrapa em sanidade animal, Renato Andreotti explica que “a única forma de minimizar os prejuízos do carrapato-do-boi é seguir o controle estratégico preconizado pela Embrapa”. Um dos primeiros passos, segundo o médico-veterinário, é usar o produto adequado no rebanho. 

“Os produtores, em sua maioria, combatem o parasita aplicando carrapaticidas apenas com critérios de visibilidade da infestação no animal e não por critérios técnicos estratégicos. Isso, muitas vezes, é feito de forma incorreta, com danos ao meio ambiente e intoxicação da pessoa que aplica o produto. O controle não acontece de forma eficiente e promove a disseminação da resistência das populações de carrapatos aos produtos utilizados”, afirma Andreotti. 

Assim, durante a Tecnofam 2022, a Embrapa analisará amostras de carrapato para determinar a eficiência dos produtos. O serviço gratuito será feito por Andreotti e sua equipe da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS). 

Maquinário

Praticidade, facilidade de transporte, custo e manuseio, características que o técnico da Embrapa, Joaquim Castilhos dá ao maquinário para ensacamento de silagem. O equipamento estará na feira para demonstrações, em uma parceria Embrapa e Primus. 

Movido a gasolina, o modelo produz até 6 toneladas/hora, em sacos de 40 quilos, com compactação uniforme, seja de milho, sorgo ou capim. Sua fabricação em aço carbono 2mm evita corrosões e facilita a manutenção. Para Castilhos, o custo-benefício para uma associação de agricultores, por exemplo, vale o investimento, inclusive com redução de mão-de-obra. 

Saiba Mais sobre a Tecnofam

A Tecnofam é uma promoção da Embrapa, por meio da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS. O evento é uma realização de órgãos públicos federais, estaduais e municipais de apoio à agricultura, agências do setor produtivo como SENAR/MS e SEBRAE/MS, Rede de Agroecologia da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms); e Sindicato Rural de Dourados. O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Unigran, Anhanguera Educacional, entre outros.

Esses são os parceiros desta edição da Tecnofam: Fankorte do Brasil, Safield, Agropecuária Ovos de Ouro, Coamo, Copasul, Suzano, Bioma , Simbiose, IFMS, Famasul, Pantanal Peças, UFGD, ASA Implementos, Recanto do Criador, Tratornan. Agrocinco, Felker Agro, Agro Iranna, Satis, Agroline, AG Energia Solar, Via Campus, Organoceres, Gebana, KWS Sementes, Multiforma Sementes, Promel, Medatrave.

A 4º Edição da Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022.

Fonte: Embrapa Gado de Corte

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

No periódico Current Microbiology, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos descreveram três cepas de bactérias do gênero Lactobacillus em queijos que podem beneficiar a saúde humana e atender às demandas da indústria queijeira
Com 3 milhões de litros de leite captados diariamente, Patos de Minas se destaca como um gigante na produção leiteira, impulsionando o desenvolvimento regional e econômico
Torneio leiteiro da 54ª Expoimp tem recorde brasileiro de produção de leite