Setembro chegou trazendo mais uma edição da Tecnofam 2022 – Tecnologias e Conhecimento para a Agricultura Familiar, realizada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados (MS). Durante os três dias de evento, o produtor rural pode conhecer o Museu do Carrapato, maquinários para ensacamento de silagem e aplicativos para a pecuária.
Os prejuízos causados pelo carrapato-do-boi ultrapassam a casa dos bilhões de dólares ao ano e os impactos são vistos na produção de leite, carne e couro. No espaço Museu do Carrapato da Tecnofam, o visitante terá informações sobre o controle estratégico do carrapato, ciclo de vida, relações com as variações de temperatura e umidade, raças de bovinos utilizadas no sistema de produção e manejo das pastagens.
Pesquisador da Embrapa em sanidade animal, Renato Andreotti explica que “a única forma de minimizar os prejuízos do carrapato-do-boi é seguir o controle estratégico preconizado pela Embrapa”. Um dos primeiros passos, segundo o médico-veterinário, é usar o produto adequado no rebanho.
“Os produtores, em sua maioria, combatem o parasita aplicando carrapaticidas apenas com critérios de visibilidade da infestação no animal e não por critérios técnicos estratégicos. Isso, muitas vezes, é feito de forma incorreta, com danos ao meio ambiente e intoxicação da pessoa que aplica o produto. O controle não acontece de forma eficiente e promove a disseminação da resistência das populações de carrapatos aos produtos utilizados”, afirma Andreotti.
Assim, durante a Tecnofam 2022, a Embrapa analisará amostras de carrapato para determinar a eficiência dos produtos. O serviço gratuito será feito por Andreotti e sua equipe da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).
Maquinário
Praticidade, facilidade de transporte, custo e manuseio, características que o técnico da Embrapa, Joaquim Castilhos dá ao maquinário para ensacamento de silagem. O equipamento estará na feira para demonstrações, em uma parceria Embrapa e Primus.
Movido a gasolina, o modelo produz até 6 toneladas/hora, em sacos de 40 quilos, com compactação uniforme, seja de milho, sorgo ou capim. Sua fabricação em aço carbono 2mm evita corrosões e facilita a manutenção. Para Castilhos, o custo-benefício para uma associação de agricultores, por exemplo, vale o investimento, inclusive com redução de mão-de-obra.
Saiba Mais sobre a Tecnofam
A Tecnofam é uma promoção da Embrapa, por meio da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS. O evento é uma realização de órgãos públicos federais, estaduais e municipais de apoio à agricultura, agências do setor produtivo como SENAR/MS e SEBRAE/MS, Rede de Agroecologia da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms); e Sindicato Rural de Dourados. O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Unigran, Anhanguera Educacional, entre outros.
Esses são os parceiros desta edição da Tecnofam: Fankorte do Brasil, Safield, Agropecuária Ovos de Ouro, Coamo, Copasul, Suzano, Bioma , Simbiose, IFMS, Famasul, Pantanal Peças, UFGD, ASA Implementos, Recanto do Criador, Tratornan. Agrocinco, Felker Agro, Agro Iranna, Satis, Agroline, AG Energia Solar, Via Campus, Organoceres, Gebana, KWS Sementes, Multiforma Sementes, Promel, Medatrave.
A 4º Edição da Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022.
Fonte: Embrapa Gado de Corte
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil