Sisteminha é um dos destaques na 71ª Expoapi

7 de dezembro de 2022

O Sisteminha, projeto da Embrapa-UFU-FAPEMIG é uma das principais atrações da 71º versão da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi)
Compartilhe no WhatsApp
Sisteminha é um dos destaques na 71ª Expoapi
O tanque de criação de peixes é o ponto de equilíbrio do Sisteminha. – Foto: Divulgação/NCO

O Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa-UFU-FAPEMIG) é uma das principais atrações da 71º versão da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que começou neste domingo 4, e vai até o dia 11, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, no povoado Santa Luzia, a 14,5 quilômetros do centro de Teresina.

O Sisteminha consiste num tanque de piscicultura de construção artesanal, um galinheiro, uma minhocária, hidroponia, um abrigo de compostagem e uma horta periférica. O aquário tem capacidade para 5.000 litros e funciona com sistema de recirculação de água.

Sisteminha e outras atrações

A Embrapa Meio-Norte está ocupando um stand na área das instituições, que tem 450 metros quadrados, na avenida principal do parque, juntamente com o Conselho Regional de Medicina Veterinária. No stand com realidade virtual, o visitante pode conhecer tecnologias com feijão-de-corda (feijão-caupi), avicultura caipira, apicultura e meliponicultura, ovinocultura, caprinocultura, forrageiras e o sisteminha.

Duas palestras também marcaram a presença da Unidade no evento. Ontem, terça-feira 6, o analista Robério Sobreira e o técnico Maurício Castelo Branco mostrou as vantagens da criação de galinhas caipiras. Em seguida, as pesquisadoras Fábia Pereira, Maria Teresa Rêgo e Patrícia Drumond falou sobre a meliponicultura.

 A feira em números

A Expoapi está reunindo este ano expositores de 18 estados brasileiros, segundo a Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural do Piauí.  Além das exposições, “o evento terá cavalgada e competições de hipismo, vaquejada, julgamento de animais, uma etapa nacional da exposição de caprinos da raça Boer, leilões, shoppings de animais e shows com atrações locais e nacionais”.

O secretário Jonas Moura espera um público de 300 mil pessoas durante os oito dias do evento. “O evento deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios, com cerca de 450 expositores de animais e 200 empresas que irão participar com stands de vendas”, ressaltou. A feira é uma realização do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ).

Fonte: Embrapa Meio Norte

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Professor Sérgio Parreiras Pereira destaca relevância da ciência no desenvolvimento do café brasileiro
Estado se destaca na produção da fruta mais exportada do país em 2024
Programa do Ibraoliva e da Secretaria de Inovação do Rio Grande do Sul avalia qualidade e origem de 31 amostras
Durante o XIII Fórum de Lisboa, Lucas Costa Beber destacou os prejuízos da moratória à segurança alimentar global e à economia brasileira