O Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa-UFU-FAPEMIG) é uma das principais atrações da 71º versão da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que começou neste domingo 4, e vai até o dia 11, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, no povoado Santa Luzia, a 14,5 quilômetros do centro de Teresina.
O Sisteminha consiste num tanque de piscicultura de construção artesanal, um galinheiro, uma minhocária, hidroponia, um abrigo de compostagem e uma horta periférica. O aquário tem capacidade para 5.000 litros e funciona com sistema de recirculação de água.
Sisteminha e outras atrações
A Embrapa Meio-Norte está ocupando um stand na área das instituições, que tem 450 metros quadrados, na avenida principal do parque, juntamente com o Conselho Regional de Medicina Veterinária. No stand com realidade virtual, o visitante pode conhecer tecnologias com feijão-de-corda (feijão-caupi), avicultura caipira, apicultura e meliponicultura, ovinocultura, caprinocultura, forrageiras e o sisteminha.
Duas palestras também marcaram a presença da Unidade no evento. Ontem, terça-feira 6, o analista Robério Sobreira e o técnico Maurício Castelo Branco mostrou as vantagens da criação de galinhas caipiras. Em seguida, as pesquisadoras Fábia Pereira, Maria Teresa Rêgo e Patrícia Drumond falou sobre a meliponicultura.
A feira em números
A Expoapi está reunindo este ano expositores de 18 estados brasileiros, segundo a Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural do Piauí. Além das exposições, “o evento terá cavalgada e competições de hipismo, vaquejada, julgamento de animais, uma etapa nacional da exposição de caprinos da raça Boer, leilões, shoppings de animais e shows com atrações locais e nacionais”.
O secretário Jonas Moura espera um público de 300 mil pessoas durante os oito dias do evento. “O evento deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios, com cerca de 450 expositores de animais e 200 empresas que irão participar com stands de vendas”, ressaltou. A feira é uma realização do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ).
Fonte: Embrapa Meio Norte
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil