Noite do Simental & Simbrasil e os melhores do ano

Após praticamente dois anos, os criadores de Simental, Simbrasil e Simlandês voltaram a se encontrar presencialmente em uma noite especial de festa.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Noite do Simental & Simbrasil e os melhores do ano
Áudio

No restaurante Porto, na Capital Paulista, dia 11 de dezembro, foi realizada a entrega de prêmios das exposições nacionais virtuais do ano para o Simental Dupla Aptidão Corte, Simental Dupla Aptidão Leite, Simental Brasileiro, Simbrasil e Simlandês, além de homenagens e fechamento com um leilão que arrecadou mais de meio milhão em vendas.

O evento organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil (ABCRSS) contou com a participação de criadores de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Brasília e Rio Grande do Sul que participaram das exposições virtuais.

Foram entregues os prêmios das categorias além do troféu máximo, chamado de “Eficiência” para os melhores criadores e expositores do ano. Foram eles Wanderley Berté, da Fazenda Sonho e Realidade (Simental Dupla Aptidão corte), Paulo Procopiak de Aguiar, da Simental PPA (Simental Dupla Aptidão Leite), além de Sérgio Vieira Attie, da Simental Verde Amarelo (Simental Brasileiro); Rogerio Naim Sawaia, da Fazenda JR Simental (Simlandês), além de Aramis Sérgio Beltrami, da Simbrasil Noara (Simbrasil).

Premiacao Nacional 2021
Os melhores do Simental e Simbrasil, entre eles, Wanderley Berté, da Fazenda Sonho e Realidade (Simental Dupla Aptidão corte); Paulo Procopiak de Aguiar, da Simental PPA (Simental Dupla Aptidão Leite); Sérgio Vieira Attie, da Simental Verde Amarelo (Simental Brasileiro); Rogerio Naim Sawaia, da Fazenda JR Simental (Simlandês); além de Aramis Sérgio Beltrami, da Simbrasil Noara (Simbrasil).

Além das nacionais, houve também a premiação da 1ª Exposição Virtual do Simental Brasileiro, sendo que Bernardo Vasconcellos recebeu a premiação como melhor expositor e Mário Coelho Aguiar Neto como melhor criador.

Homenagens

Dois momentos muito especiais chamaram a atenção dos convidados. Por sua carreira em prol do agronegócio, o jornalista Sebastião Nascimento foi homenageado pela ABCRSS. Especializado em agronegócio, Tião, como é conhecido por todos passou por importantes redações como Folha de São Paulo, Balde Branco e Globo Rural e levou a todo o Brasil os exemplos de tecnologia para a cadeia produtiva, com especial atenção para a pecuária e as raças o Simental e Simbrasil.

Premiacao Nacional 2021 1
O jornalista Sebastião Nascimento, ao centro, recebendo sua homenagem

O tradicional criador e deputado José Santana de Vasconcellos recebeu da Associação Brasileira um diploma em reconhecimento e gratidão pela dedicação e trabalho em prol das raças Simental e Simbrasil nos mais diferentes momentos.

Leilão

A noite terminou com o 2º Leilão Baby cujo faturamento superou meio milhão de reais. No total foram negociadas 26 bezerras e fêmeas jovens pela média geral de R$ 20 mil, coroando o ano de 2021. O leilão Baby tem por objetivo vender a melhor genética de cada criatório, já que coloca em pista as bezerras, que são o ápice da seleção dos rebanhos.

O animal mais valorizado foi a fêmea Balila da Fazenda Sonho e Realidade. Após disputa de lotes entre os criadores de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. A novilha ofertada por Wanderley Berté foi arrematada por R$ 129,6 mil por Bernardo Vasconcellos, da Saexi Agropecuária. Vasconcellos também adquiriu a segunda fêmea mais valorizada, ofertada pelo criador Sérgio Vieira Attie. A organização foi da Nova Leilões.

Depoimentos de alguns dos Criadores presentes:

Premiacao Nacional 2021 2

“Criamos esse momento para entregar as premiações e contamos com a presença de criadores de diversos estados, pois nossa união é a nossa força”, comentou Alan Fraga, presidente da ABCRSS.

“Reunimos todos os criadores, antigos e novos parceiros e com certeza o virtual irá se manter em nosso calendário. Com certeza esta noite é um grande sonho realizado”, comentou Adib Dau Neto, diretor de Marketing.

“Resultado de um trabalho de muitos anos e de toda a equipe da Saexi Agropecuária, mas o maior prêmio é a família estar aqui reunida”, Bernardo de Vasconcellos.

“O momento exigiu que a gente fizesse algo diferente e foi a exposição das raças Simental e Simbrasil e estamos muito felizes com isso. É um prazer estar aqui”, Wanderley Berté.

“É uma alegria estar com todos aqui prestigiando e encontrando os amigos”, Ubiratã Rocha Ferreira.

“Temos criadores do extremo norte ao extremo sul e esse é o primeiro evento que mostra esse retorno presencial. Um grande evento da raça”, Rogerio Naim Sawaia.

“Estamos nesse evento e graças ao nosso companheirismo e nossa união e grandes criadores que temos no Brasil inteiro. Avante Simental e continuamos firmes para o próximo ano”, Sérgio Vieira Attie.

Homenagem Especial

Jornalista Sebastião Nascimento foi um dos homenageados por criadores de Simental e Simbrasil. Tião, como é conhecido, contou histórias e mostrou o avanço da pecuária brasileira nas páginas de Globo Rural, AgroFolha e outros veículos de imprensa, entre eles no portal Mundo Agro Brasil, onde possui um Blog.

Sebastião Nascimento é um contador de histórias. Gostava de comentar com os colegas, na redação, das reportagens que fazia, em muitas das quais, era comum ter uma foto com o entrevistado e “o repórter”, para marcar sua presença no local onde estava. Tião, como é conhecido, também é um “poeta da saudade”. Não deixa de lado suas raízes, sempre lembrando de sua São Luiz do Paraitinga (SP).

Jornalista especializado em agropecuária com décadas de carreira, passou por importantes redações, onde cobriu, principalmente, o mercado e os avanços tecnológicos da pecuária brasileira, além dos leilões de gado dos grandes criadores de gado pelo Brasil, nas mais diversas raças.

Fontes: ABCRSS e Globo Rural

Crédito: Divulgação ABCRSS

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O cooperativismo tem bons motivos para comemorar quando o assunto é o avanço de sua agenda institucional no Congresso Nacional.
Trata-se da última extensão de terra do município, às margens do rio Taiassuy, já no limite com o Arquipélago do Marajó, com vista para o estado do Amapá.
Em 21 de janeiro de 2022, serão condecorados animais e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Quarto de Milha no Brasil.
Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) será implantado até junho de 2022. Vale a pena e chega a ser um dever conferir as mudanças.