Sicredi vence prêmio de inovação no agronegócio

Case de gestão rural, que leva tecnologia a mais de 500 produtores associados por meio de parceria com a startup Elysios, é reconhecido na primeira edição do AgTech Garage Awards.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Sicredi vence prêmio de inovação no agronegócio
Fazer uma ponte entre a inovação e o campo é um compromisso do Sicredi – Foto: Divulgação
Áudio

O Sicredi é vencedor do AgTech Garage Awards, premiação realizada por um dos maiores hubs de inovação da América Latina para o agrobusiness, o AgTech Garage. O case premiado envolve o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão rural, construída em parcerias com a startup Elysios, na primeira edição do programa de potencialização de startups, o Intensive Connection.

A escolha se deu por meio do voto popular durante o AgTech Meeting, e o anúncio da conquista foi recebido com entusiasmo pelo Sicredi, como comenta Gustavo de Castro Freitas, Diretor Executivo de Crédito. “Trata-se de um reconhecimento à nossa estratégia de incentivar ações que levam tecnologias para o produtor rural, em especial aos médios e pequenos, por meio de ações potencializadas pelas nossas cooperativas e centrais. Entendemos que esse é o caminho para ajudarmos a tornar o setor mais forte, produtivo e próspero. Também é importante agradecer à Elysios, com quem desenvolvemos essas soluções que favorecem a agricultura familiar e com a qual dividimos essa conquista”, celebrou Gustavo.

Sicredi vence prêmio de inovação no agronegócio
Foto: Divulgação Sicredi

Fazer uma ponte entre a inovação e o campo é um compromisso do Sicredi. E a história desse case começou em 2019, quando a instituição financeira cooperativa selecionou duas startups com base no desafio “Empoderamento do produtor rural com acesso a novas tecnologias”, para que apoiassem no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis no campo. A Elysios foi a startup escolhida e apoiou na construção de ferramentas como aplicativos e softwares que ajudam agricultores a modernizar seus processos.

A ação já beneficiou mais de 500 produtores rurais, associados do Sicredi, em mais de 2,5 mil hectares de terra, por meio da implementação de um caderno de campo digital com a finalidade de armazenar dados de manejo que antes ficavam em blocos de papel e planilhas. Os pioneiros na utilização do sistema foram os agricultores da Cooperativa Sicredi Serrana, que adotaram a solução no cultivo de frutas, verduras e legumes.

Atualmente, cerca de 10 cooperativas ligadas ao Sicredi estabeleceram parceria com a Elysios, buscando a implementação da ferramenta na otimização dos processos e que tem se mostrado eficaz na prática, com o aumento do acesso a mercados com a valorização dos produtos e a redução de custos graças à organização das planilhas.

Fonte: Sicredi/ÍconePress
Foto: Divulgação Sicredi

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A agroindústria constitui importante alternativa na geração de empregos, sucessão familiar e renda no meio rural. Para incrementar os negócios há programas efetivos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) recebe até o dia 24 de janeiro as inscrições para a seleção dos cursos técnicos gratuitos e a distância em Agronegócio, Fruticultura e Zootecnia
A Faculdade CNA está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro para o vestibular de quatro graduações a distância
Ministra Tereza Cristina anuncia o valor durante lançamento do Circuito de Negócios Agro do BB e destaca trabalho para apoiar os pequenos produtores do campo