A biodiversidade, a originalidade e a versatilidade dos ingredientes do Brasil foram destaque no jantar exclusivo promovido pela ApexBrasil no restaurante Café de l’ Homme, dentro do Museu do Homem em Paris durante o SIAL 2024 (Salon International de l’ Alimentation – Salão Internacional da Alimentação SIAL). O evento ocorreu na noite de terça-feira (21), como parte da programação da Agência na feira. Com curadoria da chef Morena Leite, o jantar, diante de uma espetacular vista para a Torre Eiffel, foi um passeio pelos sabores de Norte a Sul do país. Mandioca, tucupi, cupuaçu, açaí, feijão foram alguns dos ingredientes dos pratos cuidadosamente harmonizados com rótulos brasileiros do Ceará ao Rio Grande do Sul. O menu foi harmonizado com vinhos brasileiros.
A iniciativa, em parceria com o Instituto Capim Santo, reuniu uma constelação de chefs estrelados. Além de Morena Leite, os chefs Marcelo Ballardin, Vico Crocco, Rafael Rego, Rafael Cagali e Alessandra Montagne colocaram a mão na massa para mostrar a qualidade dos produtos nacionais.
De acordo com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, esta ação, dentro da programação da Agência no @Sial.Paris 2024, fez parte da nova estratégia de reposicionamento e valorização da gastronomia nacional como instrumento de promoção internacional. “É uma honra para mim estar aqui, representando o Brasil. O país está, de fato, voltando para o mundo, buscando promover o que tem melhor. Não dá para promover o país sem falar na gastronomia brasileira, que é o sabor e o talento do Brasil”, destacou Viana.
“A gente integra aqui a técnica francesa com ricos produtos brasileiros. Agradeço à Apex, que faz um lindo trabalho de promoção da nova maneira de apresentar ao mundo os sabores do Brasil”, disse Morena Leite.
Jorge Viana ressaltou ainda que o Brasil voltou ao cenário internacional e já colhe bons números. “A nossa expectativa é que os negócios brasileiros nesta edição do SIAL sejam entre US$ 2,5 a US$ 3 bilhões”. Viana informou que a ApexBrasil trouxe quase 200 empresas, sendo 55 delas lideradas por mulheres. “Tudo isso soma ao conceito que vocês, chefs, colocam na gastronomia para ajudar o mundo a seguir admirando o nosso país”, conclui.
Para o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller, nesta edição da feira, o Brasil reforça a importância da culinária como força propulsora de negócios internacionais e o posicionamento do país como grande produtor e exportador de alimentos para o mundo. “Nada melhor do que encerrar esta nossa participação, que tem recorde de empresas, promovendo a gastronomia brasileira aqui em Paris, que é a capital da alimentação, e abrindo portas para futuros negócios internacionais. É a ApexBrasil, junto com parceiros, trabalhando o agronegócio brasileiro, trabalhando o Brasil no mundo”, disse.
O presidente Jorge Viana agradeceu a proprietária do restaurante, Coco Eiffel, que é neta de Gustave Eiffel, engenheiro francês que participou da construção da mais famosa torre do mundo e leva seu sobrenome, e também da Estátua da Liberdade, em Nova York NY. Ele encerrou agradecendo a presença de todos, em especial à chef Morena Leite, demais chefs, embaixador do Brasil na França, Neiva Tavares, embaixadora do Brasil junto à UNESCO, Paula Alves, e demais autoridades presentes.
Sobre a SIAL Paris 2024
O SIAL Paris é uma feira bianual que acontece desde 1964 com o objetivo de prospectar novos produtos, fornecedores e promover conhecimento sobre tendências mercados e inovações do setor agroalimentar. Esta edição marca os 60 anos do evento que segue comprometido com o crescimento das empresas agroalimentares em escala local e internacional.
Consolidada como uma excepcional plataforma de negócios, atrai compradores do mundo inteiro e apresenta as principais tendências de mercado para o segmento de alimentos e bebidas, bem como mobilizando formadores de opinião e mídia especializada da Europa e países vizinhos. É um espaço para análise de cenários, troca de experiências, apresentação de produtos, lançamentos de inovações, discussão de tendências e propostas de soluções que podem revolucionar o futuro da cadeia da indústria alimentar no mundo. Veja o Press Kit da SIALParis 2024.
Por SIAL Paris
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil