Setor de leite reúne governador e produtores de Goiás

Evento, que reuniu o governador de Goiás e produtores de leite, aconteceu na Estância Tamburil e teve como objetivo a discussão do avanço tecnológico no setor
Compartilhe no WhatsApp
Setor de leite reúne governador e produtores de Goiás
Encontro promoveu o debate sobre a exportação da tecnologia empregada e o desenvolvimento do setor leiteiro em Goiás – Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

Um encontro entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e produtores de leite na Estância Tamburil, em Bela Vista de Goiás, que fica a 45 quilômetros de Goiânia foi realizado no sábado, 14, na propriedade referência em aperfeiçoamento genético de gado leiteiro. O evento promoveu o debate sobre a exportação da tecnologia empregada no local e o desenvolvimento do setor em Goiás.

Caiado foi enfático ao dizer: “Sou homem que acredita na ciência”, para frisar que o mundo precisa de produtores rurais que intensifiquem pesquisas voltadas para a agropecuária. Segundo ele, o avanço tecnológico tem como resultado produtos de ponta, além da capacidade de aquecer o mercado, gerando emprego e renda. Um exemplo citado por ele foi o leite produzido na Estância, livre de lactose. “É de qualidade e tem condição de não produzir nenhum processo inflamatório a quem consome”.

Ciencia para expansao do setor de leite e aposta do governo de Goias
Governador Ronaldo Caiado em Bela Vista de Goiás – Foto: Divulgação/Cristiano Borges

A Tamburil possui um dos planteis das raças de gado Gir leiteiro e Girolando mais premiados do Brasil. Durante o evento, o idealizador da Estância, Amarildo Pires, e seu filho e administrador da propriedade, Bruno Pires, apresentaram as instalações da propriedade e a tecnologia desenvolvida para a criação e melhoramento de gado leiteiro.

Produção de leite 10 vezes a média nacional

A fazenda localizada em Bela Vista de Goiás produz, atualmente, 10 vezes a média nacional de leite. “Temos 1,5 mil animais, rompemos fronteiras e hoje estamos colocando nossa genética para o Brasil todo e exportando para outros países”, relatou Amarildo Gonçalves. O empresário relacionou o sucesso dos negócios ao fato de empreender em Goiás. “O governador mudou a história do Estado. Hoje, reina a paz”, disse, referindo-se à queda dos índices de violência na zona rural e outras ações de governo voltadas para o produtor rural.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, elencou outras ações do Estado em prol do setor: “Entramos com infraestrutura necessária, como melhoria das rodovias e entrega de maquinário para as prefeituras arrumarem estradas vicinais, o que melhora o escoamento. Na parte de crédito, melhoramos os limites do FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste]”.

O embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, afirmou sentir apreço por Goiás, especialmente pela sua capacidade cultural e econômica. “O que estão fazendo aqui é gerar emprego, renda, alimento e paz”, pontuou. Já o embaixador da Guatemala, Arturo Romero Duarte Ortiz, comentou que “mãos inteligentes podem gerar oportunidade para todos”, uma referência ao agronegócio goiano.

Participaram do encontro o deputado estadual Amauri Ribeiro; o presidente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Emater, Pedro Leonardo; além de prefeitos da região, cônsules, agropecuaristas e lideranças do setor produtivo.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Segundo a ANC, dados consolidados apontam expansão contínua da seleção genética na pecuária de corte
Valor será destinado para realização de assistência técnica nas fazendas. A meta é atingir 160 propriedades e 1 milhão de hectares
Competição avaliou cortes a pasto e a grão com base em critérios de maciez e sabor durante o primeiro dia do evento
O evento, um dos mais aguardados da pecuária brasileira, reuniu centenas de criadores e apresentou genética de ponta em um modelo de investimento que reafirma o protagonismo da marca.