Semiárido Show define data e tema para 2023

24 de novembro de 2022

O Semiárido Show 2023 será focado em rogramação técnica, distribuída entre capacitações, minicursos, palestras, seminários, vitrines tecnológicas e Unidades Demonstrativas em campo
Compartilhe no WhatsApp
Semiárido Show define data e tema para 2023
Evento é um dos maiores eventos de inovação tecnológica voltada para a agropecuária da região Semiárida – Foto: Divulgação/Regina Lima

O planejamento do Semiárido Show 2023, um dos maiores eventos de inovação tecnológica voltada para a agropecuária da região Semiárida, acaba de ser iniciada pela Embrapa. Com o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, a 10ª edição busca destacar o papel da pesquisa científica na consolidação da agropecuária dependente de chuva. A feira acontece de 1º a 4 de agosto de 2023, de forma presencial, em Petrolina-PE.

O evento mantém o foco na programação técnica, distribuída entre capacitações, minicursos, palestras, seminários, vitrines tecnológicas e Unidades Demonstrativas em campo. Também haverá a montagem de estandes institucionais e de parceiros, além da organização do espaço ‘Vila da Economia Solidária’, área reservada à exposição de empreendimentos regionais.

Novidades no Semiárido Show

Uma das novidades da edição será a disponibilização de uma programação de cursos virtuais ofertados por meio da Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa – e-Campo. Os cursos serão lançados durante o evento presencial, abordando temas aderentes à produção no Semiárido, tais como forrageiras, sanidade animal, apicultura, reúso de águas cinzas, entre outros. A expectativa é de que a iniciativa viabilize o acesso de um público ainda maior, proveniente de qualquer localidade do Brasil e do mundo.

Maria Auxiliadora Coelho, chefe-geral da Embrapa Semiárido, explica que a 10ª edição do Semiárido Show consolida o evento como um importante instrumento de difusão e transferência de tecnologia frente às potencialidades da região semiárida. O primeiro Semiárido Show foi realizado em 2006, na época denominado Agrishow, construindo uma trajetória de mais de 15 anos de sucesso. 

A feira integrará, ainda, os destaques da programação especial de comemoração dos 50 anos da Embrapa em 2023. “São marcos importantes que iremos comemorar e esperamos que o evento tenha um alcance ainda maior, com ampliação da participação dos produtores e também das parcerias, fortalecendo a missão de trazer conhecimento e tecnologia para a agropecuária do Semiárido nas condições dependentes de chuva”, completa a gestora.

O Semiárido Show é sediado em uma área de 20 hectares da Embrapa Semiárido, localizada na rodovia BR 122, Km 50, em Petrolina-PE. A participação é aberta a todos os públicos, como produtores, profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes, comunidade científica, gestores, formuladores de políticas públicas e demais interessados. 

A realização é liderada pela Embrapa Semiárido e tem o envolvimento das Unidades da Empresa que atuam na região. O evento conta, ainda, com diversas parcerias, desde instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, órgãos públicos das esferas municipais, estaduais e federal, associações, empresas do ramo, entre outras.

Fonte: Embrapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Comitê de Mulheres da SRB leva delegação ao Women in Agribusiness Summit 2025, promovendo a presença feminina e a imagem do agro brasileiro no cenário internacional.
Documentário protagonizado por Carmen Perez, com a participação de Temple Grandin e do prof. Mateus Paranhos terá uma sessão exclusiva para convidados na noite de 25 de Março. A empresária e diretora da Planalto Tratores, Priscilla Nunes Cunha é co-anfitriã da première em Goiânia, acredita no projeto e é a responsável por levar o filme para o Cinex do Oscar Niemeyer.
Governo do Estado investiu R$ 13,5 milhões em programa exclusivo para startups paulistas, que oferece capacitações, mentorias e uma conexão direta com o mercado
Apesar disso, dezembro teve retração de 0,5%, correspondendo ao segundo mês consecutivo de queda interanual, o que traz preocupações para o desempenho do setor neste ano.