Search
Close this search box.

Sementes Batavo, da Frísia, apresenta as principais cultivares das maiores obtentoras de soja do Brasil

11 de fevereiro de 2024

5a Noite da Soja irá reunir em torno de 500 produtores, entre cooperados e demais agricultores do Paraná, para expor o desempenho de sementes ideais para regiões do Paraná Alto e Baixo
Compartilhe no WhatsApp
Sementes Batavo, da Frísia, apresenta as principais cultivares das maiores obtentoras de soja do Brasil

A Noite da Soja chega na quinta edição com um completo portfólio de sementes para variados perfis de área e clima. O evento acontece no dia 20 de fevereiro, em Carambeí (PR), e deve reunir um público de cerca de 500 pessoas, formado por cooperados, agricultores da região dos Campos Gerais, estudantes, representantes das empresas expositoras e distribuidores. O evento é realizado pela Sementes Batavo, marca pertencente à cooperativa Frísia com mais de 50 anos de tradição. 

De acordo com João Troyner Arruda, coordenador comercial de Sementes da Frísia, estarão presentes os principais lançamentos das maiores obtentoras de sementes de soja do Brasil. “A nossa expectativa para o evento está em poder contribuir, para o cooperado e o agricultor da região, com mais informações sobre a produção de soja, cultivares com maior produtividade e tecnologias voltadas à produção de sementes. Para mostrarmos o que a Frísia está fazendo, junto com os parceiros, para agregar uma maior rentabilidade na produção da soja”, destaca.

O evento, explica Arruda, conta com os principais parceiros de biotecnologia do mercado, com o foco em novas cultivares para a região dos Campos Gerais e do Paraná Alto – com áreas, como o nome diz, mais altas e frias e cultivares específicas para esse clima – e Paraná Baixo – com menor altitude, como o norte pioneiro e a região oeste do estado.

A Noite da Soja inicia às 18h, no Pavilhão Frísia, com um café da tarde. Às 18h30 começa a palestra técnica do engenheiro agrônomo Renato Horikoshi, com o tema ‘Biotecnologias em soja: passado, presente e futuro’, que vai tratar sobre manejo e resistência de insetos e a perspectiva do setor.

A saída do público para conferir as cultivares no campo será a partir das 19 horas, quando poderão verificar as diferentes estações e detalhes das parcelas plantadas. Nesse momento, será possível verificar a semente ideal para a próxima safra, com características como ciclo, porte, resistência à doenças e pragas, sanidade, entre outras informações. O encerramento será às 21h30, com jantar e música ao vivo.

Também haverá exposição de máquinas agrícolas e a presença de empresas com tecnologia e soluções para o tratamento industrial de sementes. 

Crédito da foto: Rafael Piotto.

Programação

Pavilhão Frísia

18h – Receptivo e café de boas-vindas

18h30 – Palestra com Renato Horikoshi sobre “Biotecnologias em soja: passado, presente e futuro”

19h – Saída para o campo

Campo

19h15 – Início do giro de campo

21h – Encerramento do giro de campo


Pavilhão Frísia

21h30 – Jantar e música ao vivo

Serviço
Noite da Soja Sementes Batavo
Data:
20 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Pavilhão Frísia
Anexo Parque Histórico de Carambeí
Avenida dos Pioneiros, 4.050, Carambeí (PR)
Inscrição gratuita: Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/noite-da-soja-sementes-batavo/2296761?referrer=frisia.coop.br

Sobre a Frísia
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2022 produziu 313 milhões de litros de leite, 1,1 milhão de toneladas de grãos, 75,7 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.046 cooperados e 1.190 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.

Por ASCOM FRISIA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Com 2,8 milhões de toneladas, o Brasil se posiciona como o maior exportador global de algodão, ultrapassando os Estados Unidos
Medida é para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O arroz será vendido ao consumidor pelo preço tabelado de R$ 4 por quilo
Projetos de lei que reduziriam a dependência brasileira da importação de fertilizantes, impulsionando a produção agropecuária sustentável e tornando o País mais competitivo.
Mestre de torra da Mokado Lab de Cafés, da capital federal, supera 23 concorrentes e representará o Brasil no mundial da categoria, em Copenhagen, na Dinamarca