Search
Close this search box.

Semana com chuvas na maior parte do Brasil

21 de novembro de 2022

A semana que se inicia deve ser marcada por chuvas em boa parte do país
Compartilhe no WhatsApp
Semana com chuvas na maior parte do Brasil
Chuvas devem predominar as lavouras durante esta semana – Foto: Divulgação/Safras e Mercado

Esta semana deverá ser marcada por bons volumes de chuvas em boa parte do Brasil, segundo informações do alerta agroclimático da Rural Clima. Acompanhe abaixo a previsão para as diferentes regiões produtoras do país.

A semana nas regiões

Região Sul

A Região Sul deve ter tempo aberto e sem previsão de chuvas, com temperaturas em elevação, uma vez que massa de ar polar começa a perder força. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, os modelos sinalizaram a entrada de uma frente fria ontem (20), que deve levar chuvas generalizadas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e Paraguai. “Essas chuvas previstas devem durar entre hoje e amanhã (22), pois na quarta-feira a frente fria avança para o Sudeste. Somente parte de Santa Catarina e o Paraná podem ainda ter chuvas nesse dia”.

As condições do clima devem seguir excepcionais para o desenvolvimento das lavouras, tratos culturais, plantio de verão e colheita do trigo, pois as frentes s frias devem passar pela Região Sul a cada 7 ou 10 dias no restante da primavera.

Região Sudeste

A instabilidade deve atingir hoje o extremo norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, mas praticamente toda região Sudeste terá um fim de semana com tempo aberto. “Hoje, as áreas de instabilidade começam a avançar, levando chuvas. Mas será amanhã e quarta-feira que a instabilidade ganhará força e trará chuvas generalizadas para a região Sudeste”, alerta Santos.

As chuvas devem melhorar as condições das lavouras, já que noroeste de São Paulo, cerrado e triângulo mineiro não recebem chuvas há 15 dias. As chuvas na próxima semana, embora irregulares, devem atingir todas as regiões. Para as próximas semanas, a tendência é de que o Sudeste volte a ter chuvas mais regulares.

Centro-Oeste

O tempo aberto e as temperaturas elevadas devem predominar no Centro-Oeste, com exceção do extremo norte de Mato Grosso e de Goiás, que podem receber chuvas ainda hoje e amanhã. “Hoje pode chover sobre Goiás, norte e leste de Mato Grosso e o extremo norte de Rondônia. Amanhã e quarta-feira, áreas de instabilidade ganham força e pode haver chuva generalizada em Mato Grosso do Sul, Rondônia, na região do Parecis e no sul do Mato Grosso”, sinaliza Santos.

De forma geral, condições de clima irão melhorar nos próximos dias, com chuvas em várias localidades. “Os últimos 10 dias de novembro e o início de dezembro serão marcados por chuvas frequentes e regulares no Centro-Oeste”, afirma.

Norte

“O Acre, o restante do Amazonas, Roraima e Amapá só terão chuva na semana que vem. As temperaturas seguem elevadas e frentes frias devem avançam daqui para frente, levando corredores de umidade para a Região Norte”, destaca.

Nordeste

Segundo Santos, áreas de instabilidade ainda seguem atuando sobre áreas produtoras da Bahia, Alagoas e Pernambuco. As demais regiões permanecem sem chuva, o que é bom para a cana-de-açúcar e o milho. Por outro lado, o retorno da chuva nos próximos 7 dias será favorável nas regiões de chapada na Bahia para as pastagens e o plantio de milho e soja. “Na próxima semana deve haver chuvas mais generalizadas no estado, mas interior do Nordeste deve seguir com tempo seco e aberto”, disse.

Matopiba

Somente na terça-feira e quarta-feira é que o tempo deve abrir no Matopiba.

Santos informa que no próximo final de semana deve voltar a chover sobre o Matopiba e a tendência é de continuidade das chuvas nos próximos 30 dias, o que pode deixar o plantio lento, muito embora favorável ao desenvolvimento das lavouras já cultivadas.

Fonte: Safras e Mercado

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A previsão indica chuvas concentradas no centro-sul do País
Confira como ficam as condições do tempo em todo o Brasil nesta quarta-feira
Uma massa de ar quente que estará atuando sobre a região Centro-Sul do Brasil deverá elevar as temperaturas em boa parte do país nesta semana
A chuva pode vir com mais frequência e em forma de temporais localizados em Roraima ao longo de todo o dia