Segurança alimentar sempre em pauta

20 de maio de 2022

Em reunião presencial, o CONSEA/SP - Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - discute Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e o Prêmio Josué de Castro, edição 2022
Compartilhe no WhatsApp
Segurança alimentar sempre em pauta
As propostas dos projetos priorizam medidas de segurança alimentar – Foto: urbana pvproductions/Freepik

De volta às atividades presenciais, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA/SP) realizou, no dia 17 de maio, reunião na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Os temas centrais foram o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO) e o Prêmio Josué de Castro, edição 2022. Houve também a certificação dos novos 36 conselheiros. 

O Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO) foi apresentado pela coordenadora do Comitê Gestor de Elaboração do Plano Estadual, Araci Kamiyama. Na fase atual, estão sendo feitas discussões pelos seis grupos temáticos (GT 1 Agroindústria, Processamento e Mercados; GT2 Governança, Comunicação e Cultura; GT 3 Produção ATER e Certificação; GT4 Agrobiodiversidade, Saúde e Conservação da Natureza; GT5 Gênero, Juventude, Raça e Povos tradicionais (transversal); e GT6 Educação e Agricultura Urbana). 

A dinâmica dos GTs trata principalmente de propostas de ações e objetivos de programa ou projetos. Além disso, estabelecem indicadores e metas.

Premiação de práticas de segurança alimentar

Durante a reunião foram também nomeadas as comissões organizadoras e do júri do Prêmio Josué de Castro. Esta honraria premia práticas de segurança alimentar que se destacam na sociedade. São exemplos de casos práticos e ações desenvolvidas por meio de pesquisas em universidades, e programas nos municípios paulistas. Na última edição, o prêmio bateu o recorde de inscritos e neste ano os organizadores esperam repetir o feito. Estarão abertas duas categorias: ‘Pesquisa’ e ‘Projetos e Programas’ em políticas públicas. 

O presidente do CONSEA-SP, João Batista Ferreira Dornellas, argumentou na reunião que era “uma imensa satisfação estar de volta para celebrar a vida”. Conforme ele observou, durante a pandemia a carestia, de modo geral, aumentou não só no Brasil, mas em todo mundo. “Mas o positivo é que agora São Paulo retomou os trabalhos do Conselho, junto com todos os conselheiros, buscando envolver cada município do Estado”, comemorou.

Já a coordenadora de Segurança Alimentar da SAA, Vanuzia Teixeira, também lembrou da importância da retomada dos trabalhos desde junho de 2021, quando o setor já havia começado as atividades online. Segundo ela, desde aquele momento havia preocupação de verificar as demandas para apresentá-las à gestão, com atuação em três eixos: o atendimento de 30% da merenda escolar, ações de combate à fome; e ações contra desperdício de alimentos.

Externando a satisfação com a volta das reuniões presenciais, o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Celso Matsuda, disse que era uma oportunidade para trocar ideias e informações. Ele destacou a importância do trabalho de Dornellas no encaminhando das proposituras priorizando medidas de segurança alimentar. O subsecretário anunciou que estão sendo elaborados projetos e planos para viabilizar todas as demandas e que espera divulgá-los em breve.

Fonte: Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Entidade integra agendas e debates sobre sustentabilidade, clima e segurança alimentar durante a Conferência
Aprosoja propõe criação de Sistema Nacional de Métricas e Padrões Tropicais, de Fórum Internacional de Agricultura e Clima Tropical e revisão da NDC brasileira
Mesmo diante de tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos, país mantém liderança global com aumento de embarques, expansão da demanda chinesa e diversificação de mercados estratégicos
Fórum de Finanças Sustentáveis acontece no dia 12 de novembro, em Belém (PA), e será promovido pela Febraban, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg)