São Paulo comemora Dia Nacional do Campo Limpo com ações de solidariedade

Evento virtual que leva o tema “Responsabilidade para agir e conservar” terá como destaque a realização de ações de solidariedade, envolvendo 96 unidades de recebimento em todo o País

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
São Paulo comemora Dia Nacional do Campo Limpo com ações de solidariedade
Ilustração oficial do Dia Nacional do Campo Limpo – Foto: inpEV,Sistema Campo Limpo/Divulgação
Áudio

A comemoração da 17ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, em 18 de agosto, será adaptada ao formato virtual pela segunda vez. Com o tema “Responsabilidade para agir e conservar”, o evento terá como grande destaque a realização de ações de solidariedade, envolvendo 96 unidades de recebimento de todo o país.

O Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas) promoverá a arrecadação e doação de alimentos e tem a expectativa de superar as 155 toneladas de alimentos doados em 2020. No Estado de São Paulo, participarão 14 centrais de recebimento, localizadas nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bebedouro, Bilac, Catanduva, Guariba, Ituverava, Paraguaçu Paulista, Piedade, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Manuel, Taquarituba e Taubaté. 

As atividades presenciais serão substituídas por iniciativas virtuais e por ações solidárias nas diversas localidades. O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema, e associações de revendas realizaram parcerias com instituições para promover doações de cestas básicas e outros itens. Essas ações solidárias serão a principal forma de comemorar os bons resultados do Sistema, que é referência mundial e já destinou corretamente mais de 620 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas desde 2002. No ano passado, foram encaminhadas para reciclagem 93 de cada 100 embalagens recebidas.

“Vamos ajudar a comunidade com o mesmo empenho com que mantivemos as unidades do Sistema operando com segurança para atender às necessidades do setor agrícola. Nossa agilidade para nos adaptar permitiu superar metas de destinação e ter muito para comemorar”, afirma João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV.

O evento oficial do dia 18 de agosto será o programa Agro 360 Especial Dia Nacional do Campo Limpo, exibido, às 13h, no Canal TerraViva. Com a participação de representantes de elos da cadeia agrícolas e convidados, o programa mostrará várias ações de solidariedade que acontecerão em todo o país. Durante a semana, serão mostradas nas redes sociais do inpEV as iniciativas solidárias, assim como vídeo com o caminho das embalagens, homenagens a agricultores e uma esquete teatral gravada, direcionada para alunos do Ensino Fundamental.

O encerramento da comemoração virtual será na sexta, dia 20, às 16h, com a exibição de vídeo com os resultados da campanha de solidariedade.

Para acompanhar as atividades, siga as redes sociais do inpEV e acesse https://inpev.org.br/dncl/

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

 O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor, organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Sobre o inpEV

Desde 2002, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é entidade gestora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

O Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Para encontrar os endereços das centrais e postos participantes, com o telefone para saber onde encaminhar as doações e o site por onde é possível doar remotamente, acesse: https://inpev.org.br/dncl/ 

Fonte: inpEV, Sistema Campo Limpo
Foto: inpEV/Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Perspectivas climáticas para a primavera foram anunciadas em 21 de setembro pelo Inmet.
A indústria de alimentos foi identificada como o principal impulsionador da perda de biodiversidade e responsável por 1/3 das emissões globais de gases do efeito estufa.
Proposto em conjunto com Eletrobras, para descabornização na Amazônia, pacto pretende viabilizar projetos de energias renováveis para substituir o uso intensivo do diesel na região.
De acordo com a consultoria Safras & Mercado, a semana teve início com fluxo inexpressivo de negócios no mercado físico do boi gordo.