Search
Close this search box.

Safra de limão na Europa é afetada por eventos climáticos

30 de agosto de 2022

Brasil está entre os principais fornecedores de limão para o mercado da União Europeia
Compartilhe no WhatsApp
Safra de limão na Europa é afetada por eventos climáticos
Safra de limão foi prejudicada pelo clima – Foto: Divulgação/Citrus BR

A produção de limão da União Europeia (UE) está prevista em 36,7 milhões de caixas de 40,8Kg, abaixo das 41,6 milhões de caixas de 40,8Kg da temporada anterior. As condições climáticas desfavoráveis ​​que afetaram a floração e a frutificação em algumas áreas de produção da Espanha – maior produtor da UE que representa quase 65% da produção – combinadas com as chuvas de granizo em novembro, reduziram a produção de limão do país.

Durante a safra de 2020/21 a produção atingiu a marca de 27,9 milhões de caixas de 40,8Kg, sendo que na atual safra a previsão caiu para aproximadamente 24,5 milhões de caixas de 40,8Kg, segundo as informações divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)

Na Itália, queda de 3% na produção de limão

Na Itália, o segundo maior produtor de limões da UE, a previsão é de que a safra 2021/22 produza aproximadamente 11,2 milhões de caixas de 40,8Kg, uma queda de 3% em comparação ao período anterior. Essa redução foi causada pelas inundações que atingiram a Sicília no final de outubro, causando danos aos limoeiros. A produção de limão da Grécia, no entanto, deve permanecer estável nesta safra e chegar a aproximadamente 2,1 milhões de caixas de 40,8Kg.

Espera-se que as importações de limões nesta safra 2021/22 aumentem para compensar a queda na produção de limão da UE. África do Sul, Turquia, Argentina e Brasil são os principais fornecedores do mercado da UE, seguidos pelo México. As exportações da UE devem diminuir devido à safra mais curta e ao aumento da concorrência de outros produtores como a Turquia.

Fonte: Citrus BR

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

De acordo com Fundecitrus, resultado de 2024/2025 pode ser 24,36% menor em comparação à safra anterior
Foram encontrados alguns animais circulando ou vivendo em ambientes de produção de cinco fazendas fortes na citricultura
Em Três Lagoas a área ocupada pela citricultura pode chegar a 15 mil hectares
Atração da feira, o Programa de Compradores Internacionais deve promover mais de mil encontros entre produtores nacionais e investidores estrangeiros. Brasil bateu recorde de exportações em 2023