Citricultura – Série de fiscalizações contra o Greening realiza inspeção de mais de três milhões de plantas

28 de fevereiro de 2025

As equipes percorreram as regionais de Avaré, Itapeva e Mogi Mirim e realizaram a inspeção de 3.370.627 (três milhões, trezentos e setenta mil, seiscentos e vinte e sete) plantas em pomares de 48 propriedades.
Compartilhe no WhatsApp
Citricultura – Série de fiscalizações contra o Greening realiza inspeção de mais de três milhões de plantas
Foto: Divulgação

Sete equipes, formadas por engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realizaram, entre os dias 10 e 21, força-tarefa que visou o combate ao HBL (Greening), uma das maiores ameaças à atividade citrícola. Na ocasião, as equipes percorreram as regionais de Avaré, Itapeva e Mogi Mirim e realizaram a inspeção de 3.370.627 (três milhões, trezentos e setenta mil, seiscentos e vinte e sete) plantas em pomares de 48 propriedades.

“Dando sequência às ações de combate ao Greening, demos início aos trabalhos em 2025 em propriedades de regionais em que mais percebemos a ausência da entrega do relatório semestral Cancro/Greening que teve seu prazo encerrado no último dia 15 de janeiro”, comenta Danilo Romão, gerente do Programa Estadual de Pragas Quarentenárias Presentes (PEPQP).

“Desta forma, aproveitamos a conferência da documentação relacionada aos pomares junto aos produtores e realizamos a inspeção nas plantas, ação que visa identificar plantas sintomáticas não erradicadas em pomares com menos de 8 anos, além de identificar ninfas do psílidio, inseto vetor da doença”, acrescenta o gerente.

A ação emitiu 48 notificações e a partir destas, os produtores possuem um prazo para melhorar o manejo e o controle do inseto vetor a fim de reduzir a incidência do mesmo nos pomares, diminuindo assim, a transmissão da doença.

“São ações e medidas que têm como objetivo manter a sanidade do parque citrícola paulista e manter São Paulo como o maior polo de produção do fruto no país”, reforça Danilo.

Para saber mais sobre as ações do PEPQP acesse Link.

Por Felipe Nunes

Por CDI Comunicação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A rodada técnica é um projeto-piloto inovador, que atendeu aos núcleos de atuação do instituto e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), alcançando um público estimado de cerca de 600 pessoas.
A colheita da safra 2024/25 de soja está próxima do fim e aumenta a oferta do grão no mercado nacional. Com isso, o ritmo de negociações no Brasil se intensificou nas últimas semanas, segundo pesquisadores do Cepea.
As tarifas dos EUA sobre o transporte marítimo geram preocupação no setor de biocombustíveis. Especialistas alertam que as regras podem aumentar os custos e prejudicar as exportações de etanol e produtos agrícolas. A China pode recorrer a outros fornecedores, agravando o impacto no comércio com os EUA.
Prejuízo dos exportadores com armazenagem adicional, detentions, pré-stacking e antecipação de gates foi de R$ 8,9 milhões no mês passado