Roteiro da Carne destaca sabor, qualidade e sustentabilidade da proteína bovina de MT

7 de outubro de 2025

De 6 a 31 de outubro, dez restaurantes de Cuiabá e Várzea Grande participam do “Roteiro da Carne”, evento gastronômico que exalta a qualidade e a sustentabilidade da proteína bovina mato-grossense.
Compartilhe no WhatsApp
Roteiro da Carne destaca sabor, qualidade e sustentabilidade da proteína bovina de MT

No roteiro,durante quase um mês, serão oferecidos dez pratos exclusivos, com preços a partir de R$ 79, elaborados para valorizar a versatilidade e o sabor da carne produzida no estado.

A iniciativa integra a programação do Mês da Carne, promovido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), e conecta a gastronomia local a um calendário internacional de valorização da proteína bovina. O circuito gastronômico tem início após o Pantanal Cozinha Brasil, em 1º de outubro, e se encerra junto ao World Meat Congress (Congresso Mundial da Carne), que será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 28 e 30 de outubro, em Cuiabá.

No Roteiro da Carne, o público poderá degustar pratos como o filé quatro formaggio, do Talavera Restaurante; o filé dolce vita, do Varadero; o MT Steak pangrattao, do Avah; e o MT Steak com nhoque ao molho Grana Padano, do Due Ladroni.

A lista de receitas especiais inclui ainda o bife ancho de Angus com canjiquinha cremosa, do Canto Cozinha e Conforto; o Steak Angus Mato Grosso, do Casarão 154; o Chorizo com arroz de brócolis e mandioca cremosa, do Meats; a costela Angus com batatonese, do Toroari Cozinha Criativa; o filé suíço, do Baronês; e o MT Steak e guanciele, do Mahalo.

Para a diretora executiva do Imac, Paula Sodré Queiroz, o evento reforça a importância de mostrar ao público local e nacional o padrão de qualidade da carne mato-grossense.

“O Roteiro da Carne é uma vitrine para a nossa produção. Além de divulgar a versatilidade da proteína bovina, mostra ao consumidor final que Mato Grosso alia sabor, tradição e sustentabilidade. Esse tipo de ação fortalece a imagem da nossa carne e contribui para abrir ainda mais portas no mercado nacional e internacional”, destaca Paula.

“A gente tem que divulgar e valorizar o que é da terra. Isso é bom para o turista, é bom para movimentar a cena gastronômica. Então isso é muito importante para os restaurantes daqui. A gastronomia de Mato Grosso é muito rica e quando se pega a carne produzida aqui, quando ela é bem trabalhada, realmente dica deliciosa”, enfatiza o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel-MT), Daniel Teixeira.

Apesar do preço promocional, não há limite de pratos por cliente, e o atendimento será realizado normalmente dentro do horário de funcionamento de cada restaurante, sem necessidade de agendamento prévio.

Por ASCOM IMAC

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A carne de Mato Grosso foi uma das grandes atrações da China International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do mundo, realizada entre os dias 5 e 10 de novembro, em Xangai.
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado
Iniciativa reforça o compromisso do movimento com a moda consciente e a rastreabilidade do algodão brasileiro
Acordo foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Sergio Iraeta, em Buenos Aires