Regularização da cachaça mineira pelo IMA

No dia nacional da tradicional iguaria, Minas é referência na produção segura e de qualidade.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Regularização da cachaça mineira pelo IMA
As inspeções nos estabelecimentos comerciais ou nos alambiques garantem que as instalações atendam às condições higiênico-sanitárias da legislação de bebidas vigente – Foto: Divulgação IMA
Áudio

O dia nacional da cachaça foi comemorado em 13 de setembro último. A bebida tem muita história no País e se tornou um dos principais destilados produzidos com qualidade e segurança pelos produtores mineiros. No primeiro semestre deste ano, 300 estabelecimentos passaram pelo processo de inspeção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As operações foram motivadas por 62 denúncias de irregularidades em todo o estado.

IMA

Para Flávio Alves, fiscal da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (GIV) do IMA, a inspeção no estabelecimento comercial ou no alambique garante que a instalação atenda às condições higiênico-sanitárias da legislação de bebidas. “São feitas análises para avaliação de conformidade dos parâmetros estabelecidos para que a bebida seja comercializada dentro dos padrões oficiais de identidade e de qualidade”, explica.

O processo de regularização é feito inicialmente pelo responsável legal do estabelecimento por meio da solicitação no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), no qual é enviado toda a documentação exigida na Instrução Normativa nº 72 de 2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “A regularização melhora a estrutura da produção e incentiva o processo de aprimoramento contínuo, podendo ampliar vendas e conquistar o mercado”, analisa o fiscal.

“O legal merece um brinde!”

Segundo Flávio Alves, o lançamento da campanha “O legal merece um brinde!” em 2020, teve grande importância para que a inspeção fosse efetiva neste ano, ao sensibilizar os elos da cadeia produtiva da cachaça. “A campanha tem o objetivo de conscientizar os consumidores a buscar uma cachaça registrada no Mapa e que atenda à legislação de bebidas. Com a experiência de consumo de um produto seguro e de qualidade, a bebida conquista cada vez mais espaço no mercado, e o produtor mineiro ganha na valorização e nas vendas”, sinaliza.

Fonte: IMA
Foto: Divulgação IMA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Linhas de financiamento para investimento foram as mais procuradas no período com alta de 50%, em comparação com o plano safra anterior.
O programa tem como premissa um modelo de exploração sustentável, com respeito ao solo
Medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e é importante para financiar projetos do agronegócio
Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital