Regulamento Técnico do Café Torrado é publicado pelo Diário Oficial da União

13 de maio de 2022

Para a CNA, o regulamento é uma importante conquista para todos os segmentos da cafeicultura brasileira por ser uma norma democraticamente construída e consensualmente aprovada pelo setor
Compartilhe no WhatsApp
Regulamento Técnico do Café Torrado é publicado pelo Diário Oficial da União
O novo Regulamento Técnico do Café Torrado define os padrões oficiais de classificação do grão – Foto: valeria_aksakova/Freepik

Em uma cerimônia realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, a Portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária nº 570/2022, que cria o novo Regulamento Técnico do Café Torrado, foi assinada na terça, 10, e publicada no dia seguinte, no Diário Oficial da União (DOU). O vice-presidente da Comissão Nacional do café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago Orletti, e o coordenador de Produção Agrícola da entidade, Maciel Silva, participaram do evento.

Para a CNA, o novo Regulamento Técnico do Café Torrado, que define os padrões oficiais de classificação do grão, ratifica os esforços dos produtores rurais em agregar cada vez mais valor e fornecer um produto de qualidade para o consumidor final.

Regulamento Tecnico do Cafe Torrado e publicado pelo Diario Oficial da Uniao 1
Representantes da CNA em Brasília – Foto: Divulgação/CNA

O Padrão Oficial de Classificação (POC) do Café Torrado estabelecerá os parâmetros oficiais de classificação do produto comercializado no Brasil, definindo os requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e marcação ou rotulagem.

Em consulta pública por 115 dias, por meio da Portaria nº 364/2021, o documento foi amplamente debatido por representantes do poder público, da indústria, do setor produtivo e consumidores, com a CNA tendo participação em todas as discussões. “Apesar da competência legal, o MAPA não possuía uma norma que garantisse o cumprimento dos parâmetros mínimos de identidade e qualidade do café torrado. Este Regulamento Técnico é um instrumento normativo determinante para assegurar que os esforços feitos pelos produtores quanto à preservação da qualidade do café sejam repassados ao consumidor final”, destacou Orletti.

Regulamento técnico é uma demanda antiga

Já, para o coordenador de Produção Agrícola da CNA, a criação de um regulamento técnico é uma demanda antiga e recorrente dos cafeicultores. “A CNA há anos tem provocado o setor sobre a necessidade dessa norma. O setor encontra-se há pelo menos vinte anos defasado no que se refere à regulamentação do café torrado em relação ao café verde”, destacou.

O regulamento garante, ainda, a atuação do Mapa e tem exigências plenamente exequíveis pelas indústrias de torrefação e não oferece custos descabidos a pequenos produtores, indústrias ou cafeterias além de estabelecer um período de transição para que o setor se adeque ao novo regulamento.

Fonte: CNA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Estudo pioneiro do IZ visa aprimorar o rendimento e a qualidade do queijo, contribuindo para a rentabilidade dos produtores e o fortalecimento da cadeia do leite bubalino no Brasil.
Professor Sérgio Parreiras Pereira destaca relevância da ciência no desenvolvimento do café brasileiro
Estado se destaca na produção da fruta mais exportada do país em 2024
Programa do Ibraoliva e da Secretaria de Inovação do Rio Grande do Sul avalia qualidade e origem de 31 amostras