Regulamentação específica prevê Fiagro híbrido

20 de fevereiro de 2024

Para Arnaldo Jardim, tendência é a ampliação das possibilidades do produto
Compartilhe no WhatsApp
Regulamentação específica prevê Fiagro híbrido

Os Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) surgiram para aproximar o mercado de capitais do agro e canalizar recursos de investidores para as atividades agropecuárias  – um financiamento mais barato, com prazo mais acessível e com garantias mais executáveis. Apesar do sucesso que perdura desde a aprovação, em 2021, o instrumento passa por melhorias constantes para abranger diferentes públicos e demandas, com o empenho da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

image 25

Foto: AgênciaFPA – João Paulo Véras

Como por exemplo, a normatização do Fiagro multimercado, algo que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), fará em 2024. A consulta pública sobre o tema foi encerrada no começo de fevereiro e o mercado já começa a ensaiar como serão os próximos capítulos, bem como os avanços trazidos pelas mudanças. 

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), autor da proposta na Câmara dos Deputados, destaca o trabalho realizado pela bancada do agro. “Junto com a CVM, a FPA e outras entidades realizaram uma bem-sucedida ciranda de divulgação. O aperfeiçoamento das normas vai consolidar ainda mais esse caminho que já é uma realidade para quem adere ao mercado de capitais”, explicou.

53378028425 9901e2cc44 c
Foto: Agência FPA – João Paulo Véras

De acordo com o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), ampliar as possibilidades do Fiagro é um anseio do mercado e de quem acredita no setor agropecuário brasileiro. “Os fundos de investimento foram criados para trazer benefícios e ainda mais credibilidade ao segmento que mais dá retorno ao Brasil. Só temos a crescer com o Fiagro devidamente alinhado”, disse o vice-presidente da FPA no Senado.

Desde a criação do Fiagro já foram estruturados quase uma centena de fundos, e o patrimônio total se aproxima de R$ 20 bilhões. A edição da regra definitiva está entre as prioridades da CVM  para 2024.

Por Agência FPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Documentário protagonizado por Carmen Perez, com a participação de Temple Grandin e do prof. Mateus Paranhos terá uma sessão exclusiva para convidados na noite de 25 de Março. A empresária e diretora da Planalto Tratores, Priscilla Nunes Cunha é co-anfitriã da première em Goiânia, acredita no projeto e é a responsável por levar o filme para o Cinex do Oscar Niemeyer.
Governo do Estado investiu R$ 13,5 milhões em programa exclusivo para startups paulistas, que oferece capacitações, mentorias e uma conexão direta com o mercado
Apesar disso, dezembro teve retração de 0,5%, correspondendo ao segundo mês consecutivo de queda interanual, o que traz preocupações para o desempenho do setor neste ano.
Evento será realizado de 7 a 11 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO, em Rio Verde (GO)