Rede ILPF conhece projeto Integra Zebu

A Associação Rede ILPF tem o objetivo de fomentar as tecnologias da ILPF e se reuniu com a ABCZ. 
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Rede ILPF conhece projeto Integra Zebu
No encontro ficou definida a criação de um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de uma parceria entre as duas entidades – Foto: Divulgação/ABCZ
Áudio

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu em 15 de setembro, a visita de integrantes da Associação Rede ILPF, que tem o objetivo de acelerar a adoção das tecnologias de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) por produtores rurais como parte de um esforço na intensificação sustentável da agricultura brasileira. 

Durante o encontro com o presidente da ABCZ Rivaldo Júnior Machado Borges Júnior, a diretora executiva da associação Isabel Ferreira e o pesquisador da Embrapa Solos Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues, apresentaram o trabalho desenvolvido em parceria, destacando que atualmente a associação apoia uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa. 

Na oportunidade o gerente comercial da ABCZ João Gilberto Bento, apresentou o projeto ‘Integra Zebu’, desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Epamig, Emater e outras entidades públicas e privadas, com o objetivo de recuperar pastagens degradas por meio do ILP e ILPF. 

No encontro ficou definida a criação de um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de uma parceria entre as duas entidades na promoção de ações voltadas para a recuperação de pastagens. 

Para o presidente da ABCZ, a parceria reforça a necessidade de colocar o pecuarista brasileiro no centro deste trabalho. “Ao longo de muitos anos o pecuarista foi visto como um vilão. Hoje, sabemos que ele é o agente que mais se preocupa e investe no meio ambiente. A possibilidade de uma parceria da Rede ILPF com a ABCZ por meio do Integra Zebu, é consolidação de mais um passo nesta proposta que nossa diretoria está tão empenhada em disseminar”, destaca Rivaldo Júnior. 

Estiveram também no encontro, o vice-presidente da ABCZ Fabiano Mendonça e o diretor de Markting Marco Túlio Paolinelli. 

Fonte: ABCZ/Por César Antônio
Crédito da foto: Divulgação/ABCZ 

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Linhas de financiamento para investimento foram as mais procuradas no período com alta de 50%, em comparação com o plano safra anterior.
O programa tem como premissa um modelo de exploração sustentável, com respeito ao solo
Medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e é importante para financiar projetos do agronegócio
Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital