Search
Close this search box.

Prova de Emissão de Gases é destaque na 110ª Expofeira de Bagé

8 de outubro de 2022

Palestra sobre ferramentas para redução da emissão de gases de metano também é atrativo da empresa na Expofeira que vai até dia 16 de outubro
Compartilhe no WhatsApp
Prova de Emissão de Gases é destaque na 110ª Expofeira de Bagé
A Prova de Emissão de Gases (PEG) é uma metodologia usada na Embrapa Pecuária Sul para mensurar a emissão de gás metano (CH4) por reprodutores bovinos – Foto: Freepik

Durante a 110ª edição da Expofeira de Bagé, o centro de pesquisa da Embrapa Pecuária Sul terá um estande localizado no Pavilhão de Ovinos, onde apresentará ao público duas tecnologias: a Prova de Emissão de Gases, que avalia a quantidade de metano emitido por reprodutores bovinos em função de seu desempenho, e o Pasto sobre Pasto: mescla forrageira Pampa Úmido, formada pelas cultivares azevém BRS Ponteio, trevo-branco BRS URS Entrevero e capim-sudão BRS Estribo. 

Na segunda (10), às 18h, no Salão Nobre do Parque, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro, apresentará uma palestra sobre “Ferramentas para redução das emissões de gases metano entérico dos ruminantes”. No mesmo dia, às 19h15min, acontece o anúncio da parceria entre a Embrapa e a Agricampanha, através do projeto Integra Pampa, que tem como objetivo desenvolver pesquisa e transferência de tecnologia para sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) no bioma Pampa. 

O atendimento da Embrapa ao público na Expofeira de Bagé acontece entre hoje (8) e 16 de outubro, das 10 às 12h e das 13h às 18h. 

Conheça a Prova de Emissão de Gases (PEG)

Na COP26, realizada na Escócia em 2021, o Brasil aderiu ao “pacto internacional do metano”, visando reduzir a emissão de gases, considerado fundamental na estratégia de mitigação do aquecimento global. Considerando que 76% das emissões nacionais deste gás provêm da agropecuária, sendo 90% destes vindos da fermentação entérica dos bovinos, a identificação de animais mais eficientes no uso dos alimentos e que, portanto, emitam menos metano por quilo de alimento consumido, passou a ser de grande relevância para a cadeia da carne bovina brasileira.

A Prova de Emissão de Gases (PEG) é uma metodologia usada na Embrapa Pecuária Sul para mensurar a emissão de gás metano (CH4) por reprodutores bovinos. O teste busca identificar os animais com menor emissão de metano para cada quilo de alimento consumido e por quilo de peso vivo produzido. Atualmente o centro de pesquisa tem conduzido os experimentos com reprodutores das raças Angus, Braford, Charolês e Hereford.

Mescla Forrageira

A Mescla Forrageira Pampa Úmido é uma das possibilidades para se trabalhar dentro do conceito Pasto sobre Pasto (PSP), que trata justamente da diversidade e sobreposição de plantas com características complementares em uma mesma área, visando a estabilidade na produção de forragem ao longo do ano, sobretudo na transição entre as estações quentes e frias, quando ocorrem os problemas de vazios forrageiros. A ideia do PSP é trabalhar com forrageiras em sucessão, de forma que os ciclos das plantas de inverno e verão se sobreponham, mantendo o solo sempre coberto com plantas para pastoreio. 

Fonte: Embrapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A produção brasileira de sêmen bovino (raças de corte e de leite) em 2023 foi de 19,431 milhões de doses, recuo de 22% ante os 24,757 milhões de doses do ano de 2022.
Uma recente diretiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em dezembro de 2023, além das fórmulas infantis, permite o consumo de leite de vacas pasteurizado por bebês a partir dos seis meses de idade
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é parceiro da 8ª edição do Farm Show, que acontece entre os dias 12 a 15 de março, das 8h às 20h, no Parque de exposições de Primavera do Leste.
Reunião dos Presidentes das Câmaras Setoriais do SAA destaca progressos e pioneirismos, com ênfase na atuação da Associação Grupo Pecuária Brasil e anúncio de novidades pelo Secretário de Agricultura do Estado.