Proposta para qualificar o rebanho e a produção de leite

Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) apresentou um projeto voltado ao aumento da qualificação do rebanho leiteiro no estado
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Diretoria da Gadolando com o secretário Fernando Schwanke
Áudio

No início do mês, o MAPA recebeu um projeto da Gadolando Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul voltado ao aumento da qualificação do rebanho leiteiro e da produção de leite no estado gaúcho. O projeto foi recebido pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – Fernando Schwanke.

“Mostramos que, se formos pelo lado de registro, controle genealógico, controle leiteiro e classificação morfológica, podemos produzir mais com menos animais”, ressaltou o presidente da Gadolando, Marcos Tang. Durante a reunião, acrescentou ele, a associação apresentou as atividades que executa e a diferença entre o gado holandês registrado na sua produtividade em nível nacional e a vaca comum considerada pelo IBGE.

Segundo Tang, o projeto visa incentivar os produtores a implementar atividades técnicas de capacitação e registros dos animais e os controles. “Entregamos um projeto para que possamos incrementar as ações técnicas dentro da porteira, lá na casa do produtor, desde o início.” A proposta contempla o registro das bezerras, o controle, o acompanhamento e a sanidade.

De acordo com o presidente da Gadolando, a proposta foi bem recebida e será analisada pelo MAPA para posterior implementação. O momento da cadeia láctea e as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite também foram relatadas a Schwanke e discutidas medidas para fazer com que o setor seja menos vulnerável.

Além de Tang, participaram do encontro o superintendente técnico da Gadolando, José Luiz Rigon, e o deputado Estadual Edson Brum (MDB).

Fonte: Canal do Leite

Relacionadas

Veja também

Reunindo um pequeno grupo de convidados e autoridades a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) celebrou seus 80 anos, dia 18 último, em sua sede (Bagé, RS)
A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) anunciou a data do 13º Simpósio de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, que está programado para o período de 6 a 8 de junho
Diretoria, Conselhos e Comissões foram apresentados oficialmente nesta terça-feira, 18 de janeiro. A cerimônia aconteceu na sede da ABCCMM, em Belo Horizonte (MG)
ABCZ TV produz série de reportagens sobre impactos do Programa de Melhoramento Genético do Zebu nos rebanhos brasileiros, em inegável contribuição para o incremento produtivo