Pequenos laticínios têm autorização assinada pelo Ministério da Agricultura para venda de leite

20 de abril de 2021

Com o Selo de Inspeção Federal (SIF), Laticínios poderão comprar leite a granel cru (spot) de pequenas indústrias
Compartilhe no WhatsApp

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) renovou uma autorização que beneficia pequenas indústrias de leite com dificuldades em vender sua produção por causa da pandemia do coronavírus.

A decisão, publicada em um ofício circular no dia 12 de abril de 2021, permite novamente que laticínios com o Selo de Inspeção Federal (SIF) possam comprar leite a granel cru (spot) de pequenas indústrias com selos de inspeção estaduais ou municipais (serviço de inspeção diverso).

A solicitação foi encaminhada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor que integram a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados.

Segundo o assessor técnico da CNA, Guilherme Souza Dias, a medida inicial tinha validade até o final de 2020. Com o encerramento do prazo, foi necessário acionar o Mapa para a renovação da autorização, agora prorrogada até 31/12/2021.

“A medida teve grande impacto, especialmente para os pequenos laticínios, durante os primeiros períodos de pandemia, pois garantiu o escoamento e, consequentemente, o abastecimento da população. Em 2021, os benefícios não serão diferentes”, disse ele.

Conforme o ofício, os estabelecimentos sob a responsabilidade do SIF devem manter registros auditáveis do recebimento para garantir a rastreabilidade da matéria-prima, bem como permitir que sejam constatadas conformidades com os padrões legais vigentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Relacionadas

Veja também

Campanha segue em todo o Estado de São Paulo e exige vacinação obrigatória de bezerras de três a oito meses, identificação adequada dos animais e atualização de rebanhos no sistema GEDAVE até dezembro.
A carne de Mato Grosso foi uma das grandes atrações da China International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do mundo, realizada entre os dias 5 e 10 de novembro, em Xangai.
Valor será destinado para realização de assistência técnica nas fazendas. A meta é atingir 160 propriedades e 1 milhão de hectares
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado