Estão abertas as inscrições aos agricultores familiares interessados em participar dos pavilhões da Agricultura Familiar na Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, e da Expoagro Afubra, maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, que acontecem em Não-Me-Toque e em Rio Pardo, respectivamente.
Tanto na Expodireto Cotrijal, quanto na Expoagro Afubra, os pavilhões são um espaço de exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, organizado e administrado pelas Cotrijal e Afubra, em parceira com Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater/RS-Ascar e Fetag/RS, além da Fetraf, no caso da Expodireto.
Os objetivos dentro dos pavilhões são divulgar os produtos e dar visibilidade para as agroindústrias familiares gaúchas, artesanatos, flores e mudas, disponibilizar espaço de comercialização dos produtos de agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas e silvicultores, além de incentivar a participação de empreendimentos de base ecológica e produção orgânica com certificação.
Datas
Para a Expodireto Cotrijal, que acontece de 06 a 10 de março de 2023, as inscrições ocorrem de 07 a 30 de novembro de 2022. Já para a Expoagro Afubra, que será realizada de 21 a 24 de março de 2023, as inscrições iniciaram no dia 01 e seguem até 25 de novembro.
Os interessados em participar dos pavilhões de ambas as feiras devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar e nos sindicatos ligados à Fetag/RS e à Fetraf, essa no caso da Expodireto. Após o preenchimento completo, a ficha de inscrição e as cópias dos documentos serão encaminhadas ao Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, que ficará responsável pela triagem e checagem dos critérios de participação. A homologação das inscrições se dará mediante o recebimento dos documentos, dentro de sua validade.
Os pavilhões
Na 22ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque em março deste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar contou com 197 expositores distribuídos em 191 estandes. Destes expositores, 70,6% eram de agroindústrias e 29,4% de artesanato, plantas e flores. Ao todo, 122 municípios participaram da feira, com maior concentração das regiões de Passo Fundo, Ijuí e Soledade. Todos os expositores são agricultores familiares e as agroindústrias fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar. A comercialização movimentou R$ 1,7 milhão.
Na Expoagro Afubra, o Pavilhão da Agricultura Familiar tem 3.480 metros quadrados e conta com sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito e banheiros para expositores e público visitante. Em 2022, na 20ª Expoagro Afubra, os empreendedores presentes no Pavilhão Agricultura Familiar registraram o volume de vendas de R$ 1,4 milhão.
Fonte: Emater RS
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil