Search
Close this search box.

Paratletas participam da 2ª Copa de Maneabilidade Adaptada

20 de janeiro de 2023

Aproximadamente 200 pessoas entre familiares, amigos e apoiadores são aguardadas para o evento
Compartilhe no WhatsApp
Paratletas participam da 2ª Copa de Maneabilidade Adaptada

Amanhã, dia 21, paratletas participam da 2ª Copa de Maneabilidade Adaptada, esporte inclusivo adaptado na entidade sem fins lucrativos AEV – Associação de Equoterapia Vassoural, uma OSC (Organização da Sociedade Civil) em atuação desde 2003 que fica em Pontal, região metropolitana de Ribeirão Preto/SP.

“A maneabilidade é uma prova funcional, uma modalidade do esporte equestre rural que é completa. Originou-se e é praticado exclusivamente no Brasil, em especial na região de Ribeirão Preto, onde há grande concentração de criadores e seguidor desse esporte. É considerado um esporte hípico muito versátil e fundamental para a formação de competidores, onde cavalo e cavaleiro precisam, juntos, demonstrar as aptidões do cavalo, em obstáculos comuns (balizas, tambores, salto, recuo e porteira) que simulam a lida do dia a dia no campo, tais como: agilidade, destreza e temperamento”, explica a vice-presidente da entidade, a fisioterapeuta Elaine CS Leite.

Ela complementa que serão 20 paratletas beneficiários, entre crianças, adolescentes e adultos com deficiências, transtornos ou síndromes que sejam aptos, ou seja, que adquiram maior autonomia e independência para guiar seu cavalo, esperavam e estavam preparados pela equipe de profissionais habilitados e habilitados que os acompanham na Associação de Equoterapia Vassoural.

Copa de Maneabilidade Adaptada

Esse projeto é incentivado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e patrocinado por empresários da região. “Sem esse apoio, por meio de contribuições e doações, seria praticamente impossível a concretização desse importante projeto, cujo objetivo é a inclusão através do Esporte Equestre, no qual todos competem em nível de igualdade e sem distinção de sexo ou classe social”, ressalta. a profissional, finalizando que toda atividade ocorre em ambiente favorável à interação.

Complemento importante que, devido ao fato da AEV ser uma OSC (Organização Sociedade Civil) que se sustenta 100% por meio de doações e parcerias , com este projeto não seria diferente. O mesmo é viabilizado por meio do apoio fundamental das empresas Engevap Engenharia e Equipamentos Ltda, Ouro Fino Saúde Animal e Savegnago Supermercados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Matriz da Comunicação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Nelore e anelorados representam 80% do rebanho bovino nacional. Entidade desenvolve ações de fomento e valorização da raça
Tudo pronto para a realização do 2º Fórum Nacional do Leite, dias 16 e 17 de abril, na sede da Embrapa, em Brasília (DF); organização promete abrangência nas discussões.
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil. Foram 3.626.378 de litros entregues a laticínios em 2023
Família Alberti recebe amigos e competidores para a 1a. etapa das Copas CHBV de Ranch Sorting e Team Penning.