Search
Close this search box.

Paraguai incentiva venda da carne de búfalo em açougues e mercados

3 de abril de 2021

O país vem incentivando as criações voltadas à pecuária bubalina e também a produção de derivados do leite de búfala.
Compartilhe no WhatsApp

Mercados e açougues do Paraguai estão com balcões e gôndolas repletas de carne de búfalo. Isso porque o país tem incentivado os produtores do setor a disponibilizarem essa opção de proteína vermelha, obtida dos bubalinos. Um dos fatores que motivam ainda mais os criadores é a longevidade dos animais, que têm uma vida produtiva até os 25 anos. O grande fato é que esse tipo criação tem uma produtividade maior ao longo da vida, em relação aos bovinos.

A Associação Paraguaia de Criadores de Búfalos, a Apacribu, conta hoje com 150 produtores de búfalos registrados no país, e a maioria deles está distribuída nas regiões de Bajo Chaco, Ñeembucú, Paraguarí e San Pedro.

A ciência a favor da carne de búfalo

Um estudo publicado pela Universidade da Costa Rica apontou estatísticas quanto ao consumo, mostrando que a proteína de búfalo é muito mais saudável do que a  encontrada na carne bovina. Isso se justifica por conta no menor índice de calorias e gorduras. Além do mais, a carne de búfalo é muito mais rica em minerais como o ferro.

Os cortes oferecidos nos estabelecimentos

Os consumidores estão escolhendo os cortes premium: alcatra, lombo, tapa. E eles não param somente na carne de búfalo, já que os derivados do leite e os embutidos quando cada vez mais espeço no mercado. Os produtores já estão em ação também nestes segmentos, desenvolvendo produtos como queijo de búfala, hambúrgueres, manteiga, linguiças e muito mais.

Fonte: Apacribu – Associação Paraguaia de Criadores de Búfalos

Relacionadas

Veja também

O número total de cabeças passou de 20,5 milhões para 25,4 milhões. Tem se destacado no Estado a criação de bubalinos, com alta de 43,27% no período.
A tecnologia já é empregada no exterior em peixes como salmão e truta, e o maior desafio era adaptá-la para o tambaqui
Nelore e anelorados representam 80% do rebanho bovino nacional. Entidade desenvolve ações de fomento e valorização da raça
Tudo pronto para a realização do 2º Fórum Nacional do Leite, dias 16 e 17 de abril, na sede da Embrapa, em Brasília (DF); organização promete abrangência nas discussões.