Search
Close this search box.

O valor da silagem de milho

6 de outubro de 2023

Entre as vantagens da silagem do milho planta inteira, estão: o alto teor de matéria seca (MS) e energia
Compartilhe no WhatsApp
O valor da silagem de milho

Devido ao alto teor de amido encontrado no milho, a silagem torna-se uma ótima fonte de energia metabolizável para os ruminantes, pois ajuda a reduzir a quantidade de energia requerida dos concentrados comprados. Por tonelada, a silagem de milho, geralmente, contém um valor nutricional maior do que a silagem de capim.

Entretanto, se o produtor tem somente uma chance de colher e conservar a forragem adequadamente, é importante ficar atento a alguns pontos. As ações tomadas durante a colheita e processo de ensilagem, podem ter consequências positivas a longo prazo, devido à melhor qualidade da silagem ofertada para os animais.

Entre as vantagens da silagem do milho planta inteira, estão: o alto teor de matéria seca (MS) e energia; o potencial para aumentar o consumo de MS dos animais uma e/ou duas safras por ano (safra/safrinha); corte direto; e complemento da silagem de capim.

Embora a silagem de milho tenha alto valor nutricional, ela está propensa a perdas, tanto durante a estocagem quanto no fornecimento para os animais. Um fator que contribui para o aumento dessas perdas é a presença de alguns microrganismos indesejáveis (bactérias, leveduras e fungos), que utilizam como substrato componentes presentes na forragem.

Certos microrganismos indesejáveis podem também levar a uma redução da palatabilidade da silagem, o que diminui o consumo por parte dos animais, aumentando assim a necessidade da compra de alimentos. Os fungos, por sua vez, produzem micotoxinas que podem prejudicar o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.

Em suma, todos os pontos destacam a importância de se atentar ao manejo da cultura e do silo, juntamente com a escolha adequada dos aditivos para a silagem.

Basicamente, existem duas questões principais na redução das perdas da silagem. A primeira, consiste em minimizar o número de bactérias indesejáveis, leveduras e fungos que entram durante a colheita do material, enquanto a outra questão está relacionada a inibir o crescimento de qualquer microrganismo indesejável durante o processo fermentativo, o que auxilia na produção de uma silagem de milho de boa qualidade.

Preservar a silagem de milho não depende somente de um processo. Isso requer uma ação conjunta, durante toda a ensilagem. Entretanto, a utilização de um inoculante de qualidade pode beneficiar não apenas a fermentação, como também ajudar a reduzir perdas por deterioração aeróbica (aquecimento).Quando comparado ao valor do milho, por exemplo, o custo de um inoculante é mínimo. Escolher o mais adequado para ser usado gera um melhor controle, garantia e conhecimento do resultado, que será a silagem.

O principal ponto a ser observado em um inoculante são as bactérias certas. As bactérias desempenham um papel fundamental, pois são responsáveis pelo processo fermentativo, capazes de reduzir o pH do material ensilado e de produzir ácidos benéficos, estabelecendo um ambiente adequado para a conservação ideal da forragem.

O Ecocool da Nutricorp é o inoculante que sua silagem merece! Por ser o inoculante mais testado e pesquisado no mundo, ele tem a capacidade de otimizar o processo fermentativo, reduzir a contagem de leveduras e promover melhor estabilidade aeróbica do material.


Sobre a Nutricorp
 

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização.

Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa. Link.

Por Alfapress

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Com 2,8 milhões de toneladas, o Brasil se posiciona como o maior exportador global de algodão, ultrapassando os Estados Unidos
Medida é para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O arroz será vendido ao consumidor pelo preço tabelado de R$ 4 por quilo
Projetos de lei que reduziriam a dependência brasileira da importação de fertilizantes, impulsionando a produção agropecuária sustentável e tornando o País mais competitivo.
Mestre de torra da Mokado Lab de Cafés, da capital federal, supera 23 concorrentes e representará o Brasil no mundial da categoria, em Copenhagen, na Dinamarca