Nota Oficial – Renovação do Convênio 100/97

30 de dezembro de 2024

Convênio reduz a base de cálculo de ICMS e concede a isenção tributária em operações internas.
Compartilhe no WhatsApp
Nota Oficial – Renovação do Convênio 100/97

O Governo de São Paulo publicou no dia 18, no Diário Oficial do Estado, o ofício número 24/2024, que solicita à Assembleia Legislativa paulista a renovação do Convênio ICMS 100/97, do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), que reduz a base de cálculo de ICMS e concede a isenção tributária em operações internas.

Esses benefícios têm papel importante na redução dos custos de produção agrícolas, permitindo que os produtores mantenham a competitividade em um mercado onde os preços dos insumos impactam diretamente a rentabilidade do agricultor e o preço dos alimentos. Essa medida estimula novos investimentos, em um dos setores econômicos que é um dos pilares da economia paulista, especialmente no interior do estado.

O setor de tecnologias agrícolas agradece ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e equipe, com destaque para o papel do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai, por essa importante decisão, demonstrando o comprometimento do Governador com o agronegócio paulista.

A manutenção do CONFAZ 100/97 é fundamental para garantir o fortalecimento do agronegócio brasileiro, traz mais segurança jurídica, garante segurança alimentar, a eficiência energética e a produção de fibras, que resultam em estabilidade econômica e desenvolvimento social.

Por CropLife

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A rodada técnica é um projeto-piloto inovador, que atendeu aos núcleos de atuação do instituto e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), alcançando um público estimado de cerca de 600 pessoas.
A colheita da safra 2024/25 de soja está próxima do fim e aumenta a oferta do grão no mercado nacional. Com isso, o ritmo de negociações no Brasil se intensificou nas últimas semanas, segundo pesquisadores do Cepea.
As tarifas dos EUA sobre o transporte marítimo geram preocupação no setor de biocombustíveis. Especialistas alertam que as regras podem aumentar os custos e prejudicar as exportações de etanol e produtos agrícolas. A China pode recorrer a outros fornecedores, agravando o impacto no comércio com os EUA.
Prejuízo dos exportadores com armazenagem adicional, detentions, pré-stacking e antecipação de gates foi de R$ 8,9 milhões no mês passado