Mercado do algodão andando de lado

19 de setembro de 2021

Desvalorização externa e maior oferta no Brasil pressionam cotações do algodão.
Compartilhe no WhatsApp
Mercado do algodão andando de lado
Atraso na colheita reflete nas exportações. Enquanto isso, a commodity anda de lado no mercado – Foto: Amipa/Divulgação

Os preços da pluma seguem em queda no Brasil, influenciados pelo aumento da oferta no spot nacional e também por desvalorizações externas. Mesmo assim, a liquidez não é expressiva, o que pode estar atrelado às oscilações do dólar nos últimos dias.

Segundo colaboradores do Cepea, compradores vêm pressionando os valores pagos por novos lotes, sinalizando dificuldades em repassar os atuais custos para os produtos manufaturados. Alguns vendedores, por sua vez, cedem e negociam novos lotes a preços ligeiramente menores, enquanto outros se voltam ao beneficiamento e também se atentam aos dados sobre oferta e demanda mundial.

Entre 6 e 13 de setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, recuou 1%, fechando a R$ 5,2903/lp na terça-feira, 14. Na parcial de setembro (até o dia 14), o Indicador acumula baixa de 1,2%.

Atraso na colheita reflete nas exportações

De acordo com o Relatório Abrapa de Safra de setembro, a colheita do algodão ciclo 2020/2021 ainda não foi concluída, mas está próxima. Até a última sexta-feira (10 de setembro), 97% haviam sido colhidos, de acordo com o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato. Os números finais devem ser divulgados na semana que vem pelas associações estaduais.

Fonte: Cepea/Abrapa
Foto: Amipa/Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Segundo a FecoAgro/RS preços da cultura decepcionam produtores e devem desestimular área para a próxima safra
Entidade reforça o papel do produtor rural na sustentabilidade e apresenta propostas para uma agenda climática tropical e produtiva
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado
Iniciativa reforça o compromisso do movimento com a moda consciente e a rastreabilidade do algodão brasileiro