Marca a fogo devem ser registradas por pecuaristas no Indea-MT

11 de outubro de 2022

Registro da marca a fogo deve ser feito até o dia 30 de junho de 2023 e também deverá consta na Guia de Trânsito Animal (GTA)
Compartilhe no WhatsApp
Marca a fogo devem ser registradas por pecuaristas no Indea-MT
Produtor que não registrar sua marca será penalizado com o bloqueio da exploração pecuária – Foto: Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa aos pecuaristas de Mato Grosso sobre a obrigatoriedade de registro no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) da “marca a fogo” utilizada como forma de identificação do rebanho. A medida consta na Portaria nº 214/2022 publicada pelo Indea-MT no mês de setembro. O registro da marca a fogo deve ser feito até o dia 30 de junho de 2023.

A informação constará na Guia de Trânsito Animal (GTA) e o produtor que não registrar sua marca será penalizado com o bloqueio da exploração pecuária.

Para efetuar o registro, o produtor rural deve apresentar ao Indea-MT o formulário preenchido e assinado, juntamente com a ferramenta. O cadastro será feito apenas presencialmente pela necessidade de conferência e captura da marca conforme preconiza a portaria.

Quem não usa marcação, também deve ir até a unidade do Indea-MT e registrar a forma utilizada para identificar seus bovinos e bubalinos preenchendo a “Declaração da Não Utilização da Marca a Fogo” devidamente assinada.

Formulário sobre marca a fogo

O formulário para o Registro de Marca a Fogo e a Declaração da “Não Utilização da Marca a Fogo” estão disponíveis no site do Instituto, caso o produtor opte por realizar o preenchimento prévio, na aba Sanidade Animal – Cadastramento Pecuário ( http://www.indea.mt.gov.br/-/16784836-cadastramento-pecuario?ciclo=&ordem= ).

O formulário preenchido e assinado será entregue ao servidor do Indea-MT que deve pressionar a ferramenta de marca a fogo sobre uma almofada própria para carimbos e imprimir o desenho da marca no local específico do formulário. Depois disso, o servidor vai inserir, por meio eletrônico, os dados da marca do produtor no sistema informatizado do Instituto.

Caso haja modificação da marca a fogo, o produtor também deve comunicar e atualizar o registro no Indea-MT. A marca será utilizada pelo Instituto para fins sanitários.

Dúvidas e informações entre em contato com o analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho, pelo número (65) 9 9915-8301 ou na unidade local do Indea-MT.

Fonte: CNA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Um encontro que aproximou inovação, ciência e territórios para orientar o caminho do setor privado
Durante café da manhã promovido pelo WWF-Brasil na Casa da Sociobioeconomia, guardiões do Cerrado mostram como a coleta de sementes nativas une renda, restauração ambiental e justiça climática
Iniciativa já distribuiu mais de 30.000 unidades de hortaliças produzidas em hortas sustentáveis
Pauta inclui 111 itens prioritários que serão tratados até o dia 21