Manipulação e primeiros socorros no uso de defensivos agrícolas são temas de curso do Sindiveg

10 de janeiro de 2025

Conteúdo ministrado pelo mestre em Toxicologia Sérgio Graff está disponível nas redes sociais da entidade
Compartilhe no WhatsApp
Manipulação e primeiros socorros no uso de defensivos agrícolas são temas de curso do Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) lançou o primeiro episódio da série de conteúdos “Conversando com o especialista” visando desmistificar o setor de defensivos agrícolas no Brasil. Disponível nas redes sociais da entidade, o vídeo aborda o tema “Cuidados e primeiros socorros no uso de defensivos agrícolas” com uma entrevista com o médico, mestre em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP), presidente do Centro Brasileiro de Toxicologia e Saúde e CEO da Toxiclin, Sérgio Graff. O conteúdo integra o módulo 3 do curso “Uso Correto e Seguro de Defensivos Agrícolas” e aborda as normas para a aplicação eficiente e sustentável de agroquímicos.

Para Graff, o módulo foi desenvolvido com foco na acessibilidade das informações. “Queremos disseminar conhecimentos em uma linguagem clara e acessível sobre temas técnicos essenciais para quem lida com defensivos agrícolas”, afirma o especialista. O objetivo, segundo ele, é fornecer aos profissionais do setor as ferramentas necessárias para a prevenção de acidentes e a correta manipulação dos produtos.

O material orienta sobre os cuidados a serem tomados durante o manuseio de defensivos agrícolas e destaca os principais riscos envolvidos. “Mesmo com orientações adequadas, acidentes podem ocorrer. Por isso, é fundamental saber como agir e quais primeiros socorros adotar em caso de intoxicação ou acidente no ambiente de trabalho”, explica o profissional.

Além de abordar os sintomas de intoxicação e os procedimentos de primeiros socorros, o conteúdo também orienta sobre onde encontrar as informações de segurança contidas nas embalagens dos produtos. Essas informações incluem instruções sobre manuseio, precauções, equipamentos de proteção, destinação de embalagens e outros dados cruciais para a segurança dos trabalhadores.

O curso “Uso Correto e Seguro de Defensivos Agrícolas” é composto por sete módulos adicionais, que tratam de temas como “Segurança na Aplicação de Defensivos”, “Tecnologia de Aplicação”, “Aquisição, Transporte e Armazenamento de Agroquímicos”, “Aviação Agrícola”, “Limite Máximo de Resíduos (LMR)”, “Defensivos Ilegais” e “Manejo Fitossanitário”.

A plataforma de cursos do Sindiveg contribui para promover boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, com foco na produção eficiente, segura e sustentável de alimentos. Destinados a agricultores, apicultores e outros profissionais da cadeia produtiva, os módulos são gratuitos, práticos e de fácil acesso. Ao final do curso, os participantes recebem certificados de conclusão. Para mais informações e inscrições, acesse: sindiveg.org.br/cursos.

Sobre o Sindiveg

Há mais de 80 anos, o Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal atua no Brasil representando o mercado de defensivos agrícolas no País, com suas 26 associadas, e dando voz legalmente à indústria de produtos de defesa vegetal em todo o território nacional. O Sindicato tem como propósito a promoção da produção agrícola de forma consciente, com o uso correto e seguro dos defensivos, bem como apoiar o setor no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos para o seu uso consciente, sempre respeitando as leis, a sociedade e o meio ambiente.

Por Attuale Comunicação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Be8 implantará a unidade em Passo Fundo (RS) como parte da nova linha de produção de etanol a base de cereais e farelo e estima alcançar produção anual de 25,6 mil toneladas de glúten vital
Com foco em inovação, sustentabilidade e fortalecimento da cadeia produtiva, a Cacauicultura 4.0 reuniu mais de mil participantes e foi encerrada com um Dia de Campo prático e interativo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves (BA)
Evento realizado pelo Cecafé contou com cerca de 2 mil pessoas, de 35 países, em três dias, para debater comércio global, geopolítica, ESG, consumo, logística, clima e direitos trabalhistas
Promovido na Estação Experimental de Santo Antônio de Posse (SP), Encontro dos Técnicos (ETEC) contribui para a expansão do setor