O número de exemplares de animais que vão a julgamento atingiu 3.458, representando uma redução de 0,63% em relação à participação de 2023. Na avaliação do comissário-geral da Expointer, Pablo Charão, o resultado ficou acima do esperado.
“Em função dos eventos climáticos de maio, até achamos que a diminuição poderia ser maior. Isso demonstra a confiança dos expositores para a retomada de seus negócios. Será mesmo a feira da reconstrução”, diz Pablo Charão.
Os animais de argola incluem ovinos, bovinos (de corte, de leite e mistos), zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos, e pequenos animais (coelhos e chinchilas). De acordo com o comissário-geral, houve uma queda de 11% na participação de ovinos.
“Por causa das enchentes, mas também devido à participação da espécie na Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos) em julho”, explica. “Porém teremos uma estreia. A raça Dohne Merino, de dupla aptidão, de lã e carne, com origem na África do Sul”, destaca Charão.
Nos bovinos de corte, haverá o retorno da raça Senepol, cuja última participação ocorreu em 2021. A participação dos zebuínos aumentou 3,77% em relação à edição anterior da Expointer, com destaque para os animais da raça Nelore.
“Dentro dessa raça, este ano, temos uma variação, a Nelore Pelagem, com julgamento em separado (os Nelores Pintados)”, afirma o comissário-geral.
Entre os bovinos de leite, o destaque fica por conta da raça Jersey, que aumentou em 89,39% o número de inscritos, em comparação a 2023, em função da exposição nacional que eles terão durante a feira.
Os equídeos somam 835 animais, um aumento de 1,95% sobre os 819 inscritos na 46ª Expointer.
“Nos equídeos, os Jumentos Pega participam com uma redução de 80%, mas em compensação, temos uma novidade, a inscrição de quatro mulas, cruzamento de éguas com jumentos”, diz Charão.
Para a 47ª edição da feira, houve acréscimo de 44% nas inscrições de coelhos e chinchilas.
Sem aves
Pássaros e as aves continuam afastados da exposição. O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação levou em consideração as ações de contenção do foco de doença de Newcastle, identificado em estabelecimento comercial no município de Anta Gorda. “Estão sendo aplicadas as medidas de contenção e mitigação, conforme o Plano de Contingência Geral, e parte específica pelo Serviço Veterinário Oficial”, explica a diretora do Departamento, Rosane Collares.
A 47ª Expointer será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Confira aqui o relatório completo sobre as inscrições de animais de argola.
Por Alegre Tudo
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil