Search
Close this search box.

Mais de 3 mil animais de argola estão confirmados na Expointer

5 de agosto de 2024

O total de animais de argola inscritos para a 47ª Expointer surpreendeu a própria organização do evento, que ocorre entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro.
Compartilhe no WhatsApp
Mais de 3 mil animais de argola estão confirmados na Expointer

O número de exemplares de animais que vão a julgamento atingiu 3.458, representando uma redução de 0,63% em relação à participação de 2023. Na avaliação do comissário-geral da Expointer, Pablo Charão, o resultado ficou acima do esperado.

“Em função dos eventos climáticos de maio, até achamos que a diminuição poderia ser maior. Isso demonstra a confiança dos expositores para a retomada de seus negócios. Será mesmo a feira da reconstrução”, diz Pablo Charão.

Os animais de argola incluem ovinos, bovinos (de corte, de leite e mistos), zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos, e pequenos animais (coelhos e chinchilas). De acordo com o comissário-geral, houve uma queda de 11% na participação de ovinos.

“Por causa das enchentes, mas também devido à participação da espécie na Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos) em julho”, explica. “Porém teremos uma estreia. A raça Dohne Merino, de dupla aptidão, de lã e carne, com origem na África do Sul”, destaca Charão.

Nos bovinos de corte, haverá o retorno da raça Senepol, cuja última participação ocorreu em 2021. A participação dos zebuínos aumentou 3,77% em relação à edição anterior da Expointer, com destaque para os animais da raça Nelore.

“Dentro dessa raça, este ano, temos uma variação, a Nelore Pelagem, com julgamento em separado (os Nelores Pintados)”, afirma o comissário-geral.

Entre os bovinos de leite, o destaque fica por conta da raça Jersey, que aumentou em 89,39% o número de inscritos, em comparação a 2023, em função da exposição nacional que eles terão durante a feira.

Os equídeos somam 835 animais, um aumento de 1,95% sobre os 819 inscritos na 46ª Expointer.

“Nos equídeos, os Jumentos Pega participam com uma redução de 80%, mas em compensação, temos uma novidade, a inscrição de quatro mulas, cruzamento de éguas com jumentos”, diz Charão.

Para a 47ª edição da feira, houve acréscimo de 44% nas inscrições de coelhos e chinchilas.

Sem aves

Pássaros e as aves continuam afastados da exposição. O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação levou em consideração as ações de contenção do foco de doença de Newcastle, identificado em estabelecimento comercial no município de Anta Gorda. “Estão sendo aplicadas as medidas de contenção e mitigação, conforme o Plano de Contingência Geral, e parte específica pelo Serviço Veterinário Oficial”, explica a diretora do Departamento, Rosane Collares.

A 47ª Expointer será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Confira aqui o relatório completo sobre as inscrições de animais de argola.

Por Alegre Tudo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Em Mato Grosso do Sul, espaço de acesso restrito é ponto de convergência tecnológica e base de monitoramento do trânsito de bovinos
Em missão liderada pelo Ministério da Agricultura, ABPA reforça a posição do Brasil como parceiro para a segurança alimentar
Equipe técnica realizou processo de inseminação em tempo fixo em ovinos e caprinos dos produtores agrofamiliares cadastrados