O Japão autorizou a importação de abacate avocado da variedade Hass do Brasil, abrindo novas oportunidades para o agronegócio e diversificando a oferta de frutas naquele exigente mercado.
O anúncio foi feito em 5 de setembro, destacando que o Japão foi o 4º maior destino dos produtos agrícolas brasileiros em 2023, com exportações de US$ 4,1 bilhões.
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) comemorou a conquista, resultado de negociações com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
No entanto, o governo do Japão impôs a exigência de visitas anuais de inspetores para certificar e habilitar os locais de beneficiamento e embalagem (Packing Houses) que exportarão ao país, garantindo a conformidade fitossanitária.
Em 2022, o Brasil produziu mais de 338 mil toneladas de abacate, sendo um dos maiores produtores mundiais, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Ceará.
Entre os principais destinos das exportações estão Europa, Argentina, Bolívia e Uruguai. O Japão, um dos maiores importadores de frutas frescas, tem visto um rápido aumento no consumo de abacate, impulsionado pela popularidade do fruto como superalimento.
Por Agroemdia
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil