Search
Close this search box.

Japão abre mercado para o avocado do Brasil

10 de setembro de 2024

Compartilhe no WhatsApp
Japão abre mercado para o avocado do Brasil

O Japão autorizou a importação de abacate avocado da variedade Hass do Brasil, abrindo novas oportunidades para o agronegócio e diversificando a oferta de frutas naquele exigente mercado.

O anúncio foi feito em 5 de setembro, destacando que o Japão foi o 4º maior destino dos produtos agrícolas brasileiros em 2023, com exportações de US$ 4,1 bilhões.

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) comemorou a conquista, resultado de negociações com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

No entanto, o governo do Japão impôs a exigência de visitas anuais de inspetores para certificar e habilitar os locais de beneficiamento e embalagem (Packing Houses) que exportarão ao país, garantindo a conformidade fitossanitária.

Em 2022, o Brasil produziu mais de 338 mil toneladas de abacate, sendo um dos maiores produtores mundiais, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Ceará.

Entre os principais destinos das exportações estão Europa, Argentina, Bolívia e Uruguai. O Japão, um dos maiores importadores de frutas frescas, tem visto um rápido aumento no consumo de abacate, impulsionado pela popularidade do fruto como superalimento.

Por Agroemdia

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Iniciativa entre MDA e GIZ promove uso sustentável da biodiversidade e fortalece cadeias de valor para agricultores familiares
No entanto, a tecnologia de gestão ainda é pouco explorada pelos produtores
Safra de verão pode representar perigo aos insetos com uso indevido de inseticidas – Técnicas de manejo auxiliam os agricultores na conservação de insetos – Benefícios em produtividade podem ser observados no cultivo – Aplicação de Manejo Integrado de Pragas é importante durante todo o ciclo
Em relação ao índice da semana passada, o plantio de soja aumentou 12 pontos percentuais,