Investimento de US $4,2 mi trará a europeia Ignitia para auxiliar agro brasileiro

Evitar quebras por estiagem e geadas já nas próximas safras, estão entre os objetivos da Ignitia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Investimento de US $4,2 mi trará a europeia Ignitia para auxiliar agro brasileiro
Rui Antunes, CEO da Ignitia – Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

Estocolmo, 15 de julho de 2021 – A empresa sueca Ignitia, líder mundial em meteorologia tropical, anunciou nesta quinta-feira (15) o fechamento de uma rodada de financiamento de US $ 4,2 milhões para lançar seus serviços de apoio à tomada de decisão agrícola no mercado brasileiro. Com uso de Inteligência Artificial e Machine Learning a empresa garante 84% de precisão nas previsões do tempo, isso equivale a mais que o dobro de precisão, em relação às demais disponíveis no mercado.

“O produtor rural brasileiro, assim como outros atores do agronegócio, necessita de ferramentas de planejamento, a fim de reduzir seus riscos, em particular os riscos climáticos, e para melhorar sua produtividade. Estamos entusiasmados em expandir nossa presença para o Brasil e contribuir para o fortalecimento do agronegócio brasileiro, influenciando já nas safras de 2021/2022” destaca o CEO da Ignitia, Rui Antunes.

O diferencial da empresa está na precisão, garantida de forma científica, após 5 anos de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento. No Brasil, as empresas não atingem a mesma habilidade. Operam em sua maioria, com modelos meteorológicos criados para o hemisfério norte, que não correspondem à realidade dos trópicos. A empresa moldou o sistema à realidade brasileira, por meio de um processo que durou cerca de 18 meses.

Considerando que 90% das atividades agrícolas do Brasil dependem direta ou indiretamente da meteorologia (como se verificou recentemente com as graves geadas nas áreas de milho, cana e café), a Ignitia desempenha um papel significativo na estabilização das cadeias de valor agrícolas, por meio de seus serviços de previsão do tempo hiperlocal e de alta precisão. Desde a preparação da terra até a colheita da safra, os serviços da Ignitia permitem que os produtores melhorem as atividades agrícolas e aumentem sua produção.

A empresa já garantiu sua primeira grande parceria no Brasil, através da colaboração com o líder em agricultura de precisão Starksat, atendendo produtores em mais de 3 milhões de hectares. “Fizemos uma parceria com a Ignitia há muito tempo, considerando que ela tem a melhor Inteligência Artificial e Machine Learning de previsão do tempo do setor. Nós os usamos em algumas de nossas plataformas e seguros baseados em índices, ou index insurance, para prevenção de perdas agrícolas na África e na América Latina,” destaca o CEO da Starksat, Bernardo Arnaud, CEO da Starksat.

Referente aos US $ 4,2 milhões investidos nesta rodada, a origem dos recursos inclui a gigante IKEA, varejista de móveis, que investiu por meio de sua empresa de empreendedorismo social IKEA SE BV. A rodada também é apoiada por investidores como o Banco de Microcrédito Finca International.

Sobre a Ignitia AB e investimento

Os serviços da Ignitia permitem que os produtores tomem decisões mais oportunas sobre todas as atividades agrícolas e alcancem melhores resultados – desde a preparação da terra até a colheita da safra. Atualmente os serviços da Ignitia aumentaram a produtividade de mais de 1,9 milhões de clientes.

A Ignitia foi fundada em 2010 por três cientistas de renomadas instituições de pesquisa como a NASA, que uniram forças para enfrentar a tarefa aparentemente impossível, de produzir previsões meteorológicas tropicais confiáveis. Cinco anos e 20.000 horas-homem depois, em 2015, a equipe produziu a primeira previsão meteorológica tropical hiperlocal e altamente precisa do mundo. IA preditiva, algoritmos proprietários e dados ininterruptos 3-D @multisource se reúnem para criar uma previsão tropical que é duas vezes mais precisa que os modelos globais em regiões tropicais.

Fonte: Via assessoria
Foto: Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Leia também