Search
Close this search box.

Índia decidirá sobre exportações de açúcar após avaliar oferta de cana diz governo

25 de agosto de 2023

A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada atual, até 30 de setembro
Compartilhe no WhatsApp
Índia decidirá sobre exportações de açúcar após avaliar oferta de cana diz governo

A Índia decidirá sobre as exportações de açúcar para a temporada 2023/24 assim que estimativas mais firmes da produção total de cana-de-açúcar estiverem disponíveis, disse o governo nesta quinta-feira.

“A prioridade do governo é garantir disponibilidade suficiente de açúcar para consumo, produção de etanol e manter estoques finais de 6 milhões de toneladas para a temporada 2023/24”, afirmou o Departamento de Alimentação e Distribuição Pública num comunicado.

A Reuters informou na quarta-feira que a Índia proibiria as exportações de açúcar na próxima temporada, começando em outubro, interrompendo os embarques pela primeira vez em sete anos, já que a falta de chuva reduziu a produtividade da cana.

A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada atual, até 30 de setembro, depois de permitir que vendessem um recorde de 11,1 milhões de toneladas na temporada passada.

O segundo maior exportador de açúcar do mundo colocou no ano passado o açúcar em uma categoria restrita até 31 de outubro de 2023 “a fim de evitar a exportação descontrolada de açúcar e com o objetivo de garantir disponibilidade suficiente de açúcar para consumo interno a um preço razoável”, afirmou o departamento.

Os preços locais do açúcar subiram na quinta-feira para o nível mais alto em quase dois anos. O governo permitiu que as usinas vendessem 200 mil toneladas extras de açúcar em agosto para conter o aumento dos preços.

As chuvas de monções nos principais distritos produtores de cana do Estado de Maharashtra, no oeste, e no estado de Karnataka, no sul — que juntos respondem por mais da metade da produção total de açúcar da Índia –, estiveram até 50% abaixo da média até agora neste ano, segundo o departamento de meteorologia.

Produção da Índia

A produção de açúcar da Índia pode cair 3,3%, para 31,7 milhões de toneladas, na temporada 2023/24, informou a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) no início deste mês.

(Reportagem de Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj)

Fonte Reuters

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Dados mostram que serão produzidos 193,15 mil litros, abaixo do recorde de 580,22 mil litros do período anterior
Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
Safra total de milho foi estimada em 114,14 milhões de toneladas, um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas em relação ao previsto no mês passado; área plantada deve crescer 1% e produtividade deve avançar 1,2%
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior