Com o objetivo de fornecer uma visão geral de como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a melhorar a gestão de negócios agrícolas, o manejo de culturas e de pecuária, e a gestão de sustentabilidade, o Centro Avançado de Pesquisa Smart B100 (CCD-SB100) do Brasil reuniu os especialistas Dr. Achim Dobermann, Cientista Chefe da INT’L Fertilizer Association (IFA), e Jamie Collinson, Diretor Executivo do Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA) – iSDA, em seu primeiro webinar, intitulado “Inteligência Artificial na Agricultura”.
Responsável pela primeira etapa do evento online, em que foi realizada a explanação acerca da temática “Muita coisa está acontecendo na fazenda. Como a IA pode ajudar?”, Dr. Dobermann listou conselhos científicos sobre nutrição de plantas e gestão responsável de nutrientes em todo o mundo, apresentando o know-how acumulado em seus mais de 35 anos de experiência trabalhando com ciência e tecnologia para a agricultura sustentável, com ênfase em ciência do solo, nutrição de plantas e agronomia.
Jamie Collinson, por sua vez, ficou responsável pela abordagem do tema “IA para agricultura familiar: exagero ou oportunidade real?”, que ocupou o segundo bloco do webinar, e examinou em sua explanação as promessas e os desafios da IA generativa (sistemas semelhantes ao ChatGPT) na agricultura. A partir da pergunta “como construir um ChatGPT para agricultores?”, o Diretor Executivo explorou o que é passível de ser implementado de tecnologia generativa em produções agrícolas, com base em sua experiência real no Quênia e em Uganda.
Para Dirceu Mattos Jr., pesquisador responsável pelo CCD SB100, a realização do primeiro webinar do Centro Avançado de Pesquisa é motivo de comemoração, principalmente devido à parceria firmada com a IFA e ao kick-off no compartilhamento de informações de ampla importância para a modernização das produções rurais no país.
“Estamos orgulhosos em dar início ao nosso projeto com parcerias de peso que podem agregar muito ao know-how dos produtores rurais de São Paulo. O papel da Inteligência Artificial tem sido discutido à exaustão em diversos segmentos e não há dúvidas de que ela vem para alterar o modelo de trabalho que conhecemos hoje. Por isso, é de extrema importância saber do que se trata, qual o estado da arte e quais são os seus potenciais de uso”, enfatiza o pesquisador.
Mais sobre o CCD-SB100
O Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 (CCD-SB100) foi concebido por pesquisadores paulistas e se concretizou em 2024 por meio de edital de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o objetivo de buscar soluções para desafios previamente definidos nas áreas de agricultura e agronegócio. O projeto também conta com o apoio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A iniciativa foca em levar de forma ágil o conhecimento agronômico ao produtor rural paulista e contribuir com a sustentabilidade da produtividade agrícola no estado. Entre os objetivos do CCD-SB100, está a construção de uma plataforma digital — intitulada Smart B100 (SB100), por meio de tecnologias de inteligência artificial (IA) generativas — para disseminar conhecimentos científicos que integram o Boletim 100, publicação do Instituto Agronômico (IAC) que leva aos produtores rurais do território paulista informações e recomendações sobre adubação e calagem do solo, fatores essenciais para o manejo da das culturas no campo.
Por CCD SB 100
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil