Search
Close this search box.

A hora e a vez do leite na economia de Goiás

31 de julho de 2024

Projeto Interleite Brasil 2024- que vai acontecer em Goiânia, neste mês de agosto- promete ser um dos eventos mais importantes do setor lácteo. Um dos temas abordará a relação da produção leiteira e o uso da Inteligência Artificial
Compartilhe no WhatsApp
Agronegócio A hora e a vez do leite na economia de Goiás. Entenda!

Vai acontecer entre os dias 14 e 15 de agosto no Centro de Convenções de Goiânia, um dos eventos mais esperados pela pecuária, pela indústria de lácteos e pelo setor alimentício em geral. Trata-se do Inteleite Brasil 2024, cujo tema deste ano é “A Hora da Profissionalização no Leite”.

O encontro reunirá produtores, pesquisadores, empresas e especialistas para se discutirem as mais recentes inovações e os principais desafios da indústria.

O objetivo é explorar como a profissionalização pode transformar a produção leiteira, com vistas a potencializarem-se tarefas, economizar-se tempo e ampliarem-se resultados.

Conforme o CEO e Founder da MilkPoint Ventures, Marcelo de Carvalho, o evento trará novidades importantes para a cadeia leiteira.

“O Interleite tem como objetivo dar um panorama do que esperar com a atividade. Dentro disso, abordamos temas como a questão ambiental, que apresenta oportunidades e desafios, e as novas tecnologias, como a inteligência artificial na produção de leite”, destaca.

“Traremos painéis sobre gestão de fazendas e sobre as informações mais atuais, como compost barn e manejo de pastagens. Teremos um painel inédito sobre assistência técnica e consultoria, sob a ótica de como algumas consultorias estão se tornando um ecossistema de soluções. E, como sempre, teremos um painel sobre coordenação da cadeia do leite, envolvendo produção e indústria”, completa Marcelo.

Ressalte-se que, pelo terceiro ano consecutivo, o Sebrae Goiás e o Senar Goiás apoiam a realização do evento na Capital.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a profissionalização no setor vai além de se adquirirem conhecimentos; é sobre explorar oportunidades que possam impulsionar a rentabilidade e otimizar processos.

Desdobramentos

O evento abordará como integrar tecnologia, gerenciamento eficiente e produtividade e vai oferecer aos participantes, as ferramentas e estratégias necessárias para se enfrentarem os desafios diários e maximizarem-se os resultados.

O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges acrescenta que a instituição apresentará, em seu estande, o Programa Juntos pelo Agro que, em parceria com o Sebrae, tem levado soluções aos produtores rurais de Goiás.

A instituição, também, fará a demonstração de aplicativos gratuitos que facilitam a gestão da pecuária, como o Leite Bem e diversos cursos voltados para o mercado lácteo, dentre eles, o mais recente: o curso EAD de nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0. Lançado na modalidade de ensino à distância, o curso é gratuito e está disponível em ead.senargo.org.br.

O conteúdo aborda técnicas inteligentes de nutrição para o rebanho leiteiro saudável e produtivo.

“O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar Goiás já é referência na Assistência Técnica e Gerencial. A assistência contribui para que os produtores não abandonem a atividade e consigam ter lucro, além de lhes dar acesso à informação e ao que há de novidade no setor”, afirma Dirceu.

O encontro marcará, também, a realização da primeira reunião de 2024 do Núcleo Estratégico do Polo Sebrae Agro, que reúne diretores de oito Sebraes, representantes da Confederação da Agricultura Pecuária do Brasil e da Embrapa.

Essa reunião será realizada no Centro de Convenções, no primeiro dia do Interleite Brasil, e visa discutir, não apenas, aspectos estratégicos de atuação de contribuições do Polo para o Juntos pelo Agro que, além do leite, visa mais outras seis cadeias produtivas e, ainda, vai discutir outras ações e soluções que se desenvolveram ao longo do último ano.

Por Portal Contexto

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Parceria inédita entre Cavalus, Agrovenki e Terraviva leva conteúdo sobre Equinocultura à grande mídia, com entrevistas exclusivas e temas que movimentam o setor
Estratégia reforça compromisso com a produção de matrizes e segurança no abastecimento para a avicultura sul-americana
Durante cinco anos, o bioproduto impactou positivamente a soma de mais de 10 milhões de hectares que receberam o produto
Apesar da isenção para a produção primária, as regras do SBCE podem impactar os custos dos insumos agropecuários