O AGRONEGÓCIO MAIS PERTO DE VOCÊ

Gripe Aviária na Índia

Mais surtos abalam a indústria avícola do país
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

Na primeira quinzena de janeiro o governo indiano notificou a confirmação de casos positivos entre aves domésticas e selvagens. Com a confirmação de casos em Haryana e Gujarat, o número de estados indianos, notificados, com surtos de gripe aviária passou para sete.

Em um comunicado no dia 10 de janeiro, o Ministério da Pesca, Pecuária e Laticínios publicava que a doença também foi verificada em Kerala, Rajasthan, Madhya Pradesh, Himachal Pradesh e Uttar Pradesh. E os resultados laboratoriais de algumas amostras de Delhi e Maharashtra ainda são aguardados. E, de acordo com notícias replicadas na mídia brasileira, o Press Trust of India relatou no dia 11/01 que casos de gripe aviária foram confirmados em Maharashtra e Delhi .

Os surtos no segundo maior produtor de ovos do mundo podem vir como mais um golpe para a indústria avícola do país, que estava se recuperando depois que os preços despencaram no início deste ano devido às especulações das mídias sociais de que as galinhas poderiam espalhar o coronavírus. A indústria de US $ 14 bilhões, direta ou indiretamente, emprega 5 milhões de pessoas e apoia 25 milhões de produtores.

O governo federal pediu às autoridades locais que aumentem a vigilância em torno de corpos d’água, mercados de aves vivas, zoológicos e granjas avícolas, e garantam o descarte adequado das aves mortas, dizia o comunicado.

As preocupações com a disseminação da doença provavelmente afetarão as empresas avícolas em todo o país nos próximos dois a três trimestres, disse a ICICI Securities Ltd. em nota no início do ano de 2021. O consumo de produtos avícolas, como frango e ovos, pode diminuir, enquanto a demanda por ração também pode ser afetada, disse o relatório.

As ações da Venky’s India Ltd. , que relatou cerca de metade de sua receita com vendas de aves em 2019-20, caíram 2,8%, enquanto a Godrej Agrovet Ltd. caiu 1,5%.