Search
Close this search box.

Aumenta a notificação de suspeita de gripe aviária na Argentina

26 de janeiro de 2023

Desde dezembro, o Senasa recebeu 43 denúncias, todas negativas após análise laboratorial. A importância da conscientização da comunidade.
Compartilhe no WhatsApp
Aumenta a notificação de suspeita de gripe aviária na Argentina

A partir do alerta sanitário emitido em dezembro passado pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) para impedir a entrada no país da gripe aviária de alta patogenicidade (GAPAI) , aumentou significativamente o número de denúncias suspeitas da doença e do contágio. número de análises feitas em amostras retiradas de aves no Laboratório Nacional da agência , todas, até o momento, com resultados negativos.

Em dezembro de 2022 o Senasa recebeu denúncias e amostras de 34 suspeitas de gripe aviária e até o momento em 2023 outras 9 suspeitas , que foram descartadas em análise laboratorial. Este último nas províncias de Entre Ríos em aves comerciais, Catamarca em aves de fundo e Chubut, La Pampa e Mar del Plata em aves silvestres .

O resultado do alerta sanitário ordenado pelo Senasa em dezembro de 2022, por meio de sua Resolução 803, amplamente divulgado em diferentes canais de comunicação – que incluiu reuniões com autoridades nacionais e provinciais – mostra a importância de fortalecer a conscientização e o compromisso da comunidade e dos atores envolvidos em uma questão isso diz respeito a todos.

A necessidade de estar alerta e detectar e atender a possíveis suspeitas é gerada a partir da presença de surtos de GAAP na América do Norte e sua atual dispersão para a América do Sul através das rotas migratórias que as aves selvagens iniciam na primavera e indicando uma potencial disseminação para o resto do o continente americano.

A Resolução 803 também estabelece a necessidade de reforçar e respeitar as medidas de biossegurança nas granjas de produção avícola.

O Senasa destaca a necessidade de concentrar todos os esforços na detecção precoce da doença e a necessidade de reforçar os procedimentos que constituem a resposta imediata do serviço veterinário para evitar sua propagação em todo o território nacional e, assim, mitigar seu impacto em caso de receita potencial.

Nesse sentido, foram realizados treinamentos para o pessoal da Agência e para veterinários e funcionários privados sobre o assunto, relatando aspectos da doença, medidas de proteção para coleta de amostras e canais de comunicação a serem considerados. O Senasa também estabeleceu um esquema de trabalho colaborativo com a Administração de Parques Nacionais e o Departamento de Vida Selvagem , além dos departamentos provinciais.

A HPAI afeta aves domésticas e selvagens . As aves aquáticas e limícolas são consideradas os reservatórios naturais desses vírus e não costumam adoecer, embora isso pareça estar mudando, pois foi detectada mortalidade nessas espécies relacionada à presença do vírus H5N1, que é a variante altamente patogênica do H5N1 vírus da gripe aviária.

A IAAP, doença nunca detectada na República Argentina , razão pela qual o país é reconhecido como livre, faz parte do Grupo I das doenças de notificação obrigatória e imediata da Resolução Senasa 153/21 .

Para sua detecção precoce, é necessária a notificação ao Senasa de qualquer um dos seguintes sintomas clínicos:

Pássaros selvagens

Mortalidade principalmente em aves migratórias, marinhas e aves de rapina.
Aves com depressão
Incoordenação
Tremores
Problemas respiratórios
Diarréia e edema facial

Aves de criação

Mortalidade elevada
Sintomas respiratórios : tosse, respiração ofegante, coriza
Sintomas neurológicos : tremores, movimentos circulares, rigidez do pescoço
Redução da produção de ovos superior a 5% durante mais de dois dias.
Redução no consumo de ração e água superior a 20%.

Canais de notificação da gripe aviária ao Senasa

Diante da detecção de sinais clínicos nervosos, respiratórios, digestivos, diminuição da produção de ovos, consumo de água ou ração, ou descoberta de aves domésticas e/ou silvestres mortas, qualquer pessoa pode notificar o Senasa.

Por Notícias Agrícolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Gravada e publicada em parceria com o Chef de cozinha Jimmy Ogro, a série que desmistifica a suinocultura a carne suína já soma quase 120 mil visualizações no Instagram
Uma jornada de imersão na pecuária de confinamento americana revela práticas inovadoras e abre novas perspectivas para o agronegócio brasileiro
A feira contou com 1500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos
Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor