Search
Close this search box.

Gigantes do agro brasileiro assinam com startup de IA de Singapura

26 de setembro de 2024

ProfilePrint se une à Cooxupé, Minasul e Instituto CNA para modernizar o controle de qualidade no setor cafeeiro por meio de tecnologia inédita que faz a detecção de defeitos não visuais em grãos.
Compartilhe no WhatsApp
Gigantes do agro brasileiro assinam com startup de IA de Singapura
Mário Panhotta (Cooxupe), Alan Lai (ProfilePrint), Alvin Tan (Ministro de Singapura – em pé) e Luis Henrique Albinati (Minasul)


Startup lança ainda o Orca, primeira IA do mundo que permite a análise de características complexas, como aromas, e de outros ingredientes além do café, por exemplo, alimentos processados.


O setor cafeeiro brasileiro acaba de dar um passo significativo em direção à modernização de suas operações com a assinatura de acordos entre a empresa de Singapura ProfilePrint e três gigantes do agronegócio nacional: Cooxupé, Minasul e o Instituto CNA. A parceria marca a adoção de soluções avançadas de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o controle de qualidade dos grãos, com potencial de transformar o mercado global de café e fortalecer ainda mais a competitividade do Brasil no cenário internacional.
 

A ProfilePrint é uma plataforma globalmente reconhecida que utiliza tecnologia patenteada de Identidade Digital de Alimentos como Serviço (IDaaS), capaz de capturar impressões digitais únicas de ingredientes alimentícios. Essas “impressões digitais” são geradas a partir de dados moleculares coletados por um analisador e processadas na nuvem por modelos de IA, que são capazes de prever rapidamente a qualidade dos grãos, perfis de sabor e até mesmo recomendar blends. Esse avanço reduz a necessidade de amostragens físicas, simplificando o processo logístico, e garante um controle de qualidade consistente, minimizando rejeições e desperdícios. Além disso, a tecnologia tem um impacto positivo na sustentabilidade da produção, ao reduzir o uso de recursos e a emissão de carbono.
 

A cerimônia oficial de assinatura foi realizada na Mesa Redonda de Líderes Empresariais Brasil-Singapura, dia 25 de setembro em São Paulo, com a presença de Alvin Tan, Ministro de Estado do Ministério do Comércio e Indústria de Cingapura.
 

Um dos maiores avanços trazidos pela ProfilePrint é a capacidade de detectar defeitos não visuais (Non-Visual Defects – NVD) nos grãos de café, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela indústria. Defeitos internos, como danos ao grão, fermentação leve ou mofo em estágio inicial, podem prejudicar a qualidade e o sabor do café, mas são invisíveis aos métodos tradicionais de inspeção visual. A solução da ProfilePrint, baseada em IA, resolve esse problema ao realizar uma análise molecular precisa e rápida, identificando esses defeitos com alto grau de fidelidade.


Orca é 5a geração e permite avaliação detalhada e abrangente de ingredientes alimentícios complexos.


A tecnologia, já testada no Brasil e na China, será lançada comercialmente em 2025 e promete revolucionar os métodos atuais de avaliação de café, que ainda dependem fortemente de avaliações sensoriais humanas, muitas vezes subjetivas. Além de aumentar a eficiência, a tecnologia também tem o potencial de padronizar os critérios de qualidade, facilitando o trabalho dos exportadores e aumentando o valor do café brasileiro no mercado global.
 

Expansão tecnológica com o lançamento do “Orca”
 

Durante o evento, a ProfilePrint aproveitou a oportunidade para anunciar o lançamento do Orca, seu analisador de ingredientes de quinta geração. Com uma extensão significativa da capacidade de análise, o Orca mais que dobra a aquisição de dados em questão de segundos, permitindo uma avaliação muito mais detalhada e abrangente de ingredientes alimentícios complexos. O equipamento não apenas expande as operações da ProfilePrint para além do setor cafeeiro, mas também abrange outros ingredientes, como produtos alimentícios processados e especiarias, aumentando ainda mais o alcance da sua aplicação.

Alan Lai, fundador e CEO da ProfilePrint, destacou o impacto dessa nova tecnologia: “Ao transformar ingredientes físicos em impressões digitais, de forma semelhante à digitalização de documentos pela Microsoft, estamos aumentando a produtividade humana e a eficiência da cadeia de abastecimento alimentar. Com o Orca, estamos habilitando o setor agrícola a tomar decisões mais rápidas e informadas, promovendo uma cadeia de valor mais sustentável e globalizada.”
 


Avanço reduz necessidade de amostras físicas, simplifica a logística e garante controle de qualidade consistente, minimizando rejeições e desperdícios.

Impacto no agronegócio global
 

A tecnologia da ProfilePrint tem implicações que vão muito além do setor cafeeiro. Ao aplicar IA e análise molecular em processos historicamente manuais e baseados em avaliações sensoriais, a plataforma está abrindo novas possibilidades para a digitalização da cadeia de abastecimento alimentar. A capacidade de prever a qualidade de ingredientes e produtos processados com rapidez e precisão não só melhora a eficiência, mas também permite uma maior transparência e rastreabilidade, características cada vez mais exigidas pelo mercado global.

Para o setor cafeeiro brasileiro, que representa uma parte significativa das exportações do país, a adoção dessa tecnologia traz uma vantagem competitiva clara. Mário Panhotta, Superintendente de Novos Negócios e Torrefação de Café da Cooxupé, destacou a importância da inovação: “Nossa parceria com a ProfilePrint nos permite continuar na vanguarda da inovação, garantindo que continuemos a entregar café de alta qualidade ao mercado global com processos mais eficientes e sustentáveis”.

O diretor de Novos Negócios da Minasul, Luis Henrique Albinati, também celebrou a adoção das novas tecnologias: “A Minasul está entusiasmada em colaborar com a ProfilePrint no desenvolvimento de soluções que irão transformar a forma como a qualidade do café é avaliada, reforçando nosso compromisso com a inovação e a excelência no setor”.

Por sua vez, Matheus Ferreira, Diretor Executivo Adjunto do Instituto CNA, reforçou o papel da tecnologia para o futuro da agricultura no Brasil: “A colaboração com a ProfilePrint demonstra nosso compromisso em impulsionar o progresso tecnológico no agronegócio, garantindo um futuro sustentável e inovador para o setor”.


Sobre a ProfilePrint

A ProfilePrint é uma plataforma orientada por IA para análise da qualidade de ingredientes, alimentada por uma tecnologia patenteada de identidade digital de alimentos como serviço (Digital Food Identity-as-a-Service / IDaaS). A ProfilePrint sintetiza dados moleculares complexos de amostras de ingredientes em impressões digitais, prevendo rapidamente sua identidade e qualidade, capacitando o agronegócio a tomar decisões baseadas em dados para comprar, produzir e vender melhor.

Apoiada pelos maiores conglomerados de ingredientes alimentares do mundo e por fundos de venture capital internacionais, a ProfilePrint é uma empresa sediada em Singapura com presença global. Para obter mais informações, visite ProfilePrint.


Sobre a Cooxupé

A Cooxupé, a maior cooperativa cafeeira do mundo, com mais de 20 mil associados – dos quais mais de 97% são pequenos produtores, que vivem da agricultura familiar – é a maior exportadora de café arábica do Brasil no mercado global. O propósito da Cooxupé é levar ao mundo cafés de qualidade, produzidos com sustentabilidade nos aspectos econômico, social e ambiental, colaborando para o sucesso da indústria cafeeira. Para mais informações, acesse Cooxupé.


Sobre Minasul

A Minasul, cooperativa cafeeira com sede em Varginha, Brasil, é uma pedra angular da indústria cafeeira mineira desde 1958. Com 6.000 membros em 150 cidades, a Minasul processa aproximadamente 1,3 milhão de sacas de café por colheita. A cooperativa está comprometida em promover e melhorar a qualidade do café na região, como evidenciado pelo seu Concurso Anual de Qualidade do Café, criado em 1993. O sucesso da Minasul decorre de sua dedicação ao respeito, transparência e excelência. Para mais informações, acesse Minasul.


Sobre o Instituto CNA

O Instituto CNA (ICNA) foi criado com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sobre questões sociais e do agronegócio, atendendo às demandas do Senar CNA/Sistema, que contribui significativamente para a formulação de propostas de políticas públicas, onde os beneficiários são a população rural brasileira. A missão do ICNA é promover a inovação, a procura de tecnologias para o sector agrícola e o desenvolvimento holístico das pessoas que vivem em zonas rurais. Para mais informações, acesse Instituto CNA.

Por Agência Prioriza

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Iniciativa entre MDA e GIZ promove uso sustentável da biodiversidade e fortalece cadeias de valor para agricultores familiares
No entanto, a tecnologia de gestão ainda é pouco explorada pelos produtores
Safra de verão pode representar perigo aos insetos com uso indevido de inseticidas – Técnicas de manejo auxiliam os agricultores na conservação de insetos – Benefícios em produtividade podem ser observados no cultivo – Aplicação de Manejo Integrado de Pragas é importante durante todo o ciclo
Em relação ao índice da semana passada, o plantio de soja aumentou 12 pontos percentuais,