Startup lança ainda o Orca, primeira IA do mundo que permite a análise de características complexas, como aromas, e de outros ingredientes além do café, por exemplo, alimentos processados.
O setor cafeeiro brasileiro acaba de dar um passo significativo em direção à modernização de suas operações com a assinatura de acordos entre a empresa de Singapura ProfilePrint e três gigantes do agronegócio nacional: Cooxupé, Minasul e o Instituto CNA. A parceria marca a adoção de soluções avançadas de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o controle de qualidade dos grãos, com potencial de transformar o mercado global de café e fortalecer ainda mais a competitividade do Brasil no cenário internacional.
A ProfilePrint é uma plataforma globalmente reconhecida que utiliza tecnologia patenteada de Identidade Digital de Alimentos como Serviço (IDaaS), capaz de capturar impressões digitais únicas de ingredientes alimentícios. Essas “impressões digitais” são geradas a partir de dados moleculares coletados por um analisador e processadas na nuvem por modelos de IA, que são capazes de prever rapidamente a qualidade dos grãos, perfis de sabor e até mesmo recomendar blends. Esse avanço reduz a necessidade de amostragens físicas, simplificando o processo logístico, e garante um controle de qualidade consistente, minimizando rejeições e desperdícios. Além disso, a tecnologia tem um impacto positivo na sustentabilidade da produção, ao reduzir o uso de recursos e a emissão de carbono.
A cerimônia oficial de assinatura foi realizada na Mesa Redonda de Líderes Empresariais Brasil-Singapura, dia 25 de setembro em São Paulo, com a presença de Alvin Tan, Ministro de Estado do Ministério do Comércio e Indústria de Cingapura.
Um dos maiores avanços trazidos pela ProfilePrint é a capacidade de detectar defeitos não visuais (Non-Visual Defects – NVD) nos grãos de café, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela indústria. Defeitos internos, como danos ao grão, fermentação leve ou mofo em estágio inicial, podem prejudicar a qualidade e o sabor do café, mas são invisíveis aos métodos tradicionais de inspeção visual. A solução da ProfilePrint, baseada em IA, resolve esse problema ao realizar uma análise molecular precisa e rápida, identificando esses defeitos com alto grau de fidelidade.
Orca é 5a geração e permite avaliação detalhada e abrangente de ingredientes alimentícios complexos. |
A tecnologia, já testada no Brasil e na China, será lançada comercialmente em 2025 e promete revolucionar os métodos atuais de avaliação de café, que ainda dependem fortemente de avaliações sensoriais humanas, muitas vezes subjetivas. Além de aumentar a eficiência, a tecnologia também tem o potencial de padronizar os critérios de qualidade, facilitando o trabalho dos exportadores e aumentando o valor do café brasileiro no mercado global.
Expansão tecnológica com o lançamento do “Orca”
Durante o evento, a ProfilePrint aproveitou a oportunidade para anunciar o lançamento do Orca, seu analisador de ingredientes de quinta geração. Com uma extensão significativa da capacidade de análise, o Orca mais que dobra a aquisição de dados em questão de segundos, permitindo uma avaliação muito mais detalhada e abrangente de ingredientes alimentícios complexos. O equipamento não apenas expande as operações da ProfilePrint para além do setor cafeeiro, mas também abrange outros ingredientes, como produtos alimentícios processados e especiarias, aumentando ainda mais o alcance da sua aplicação.
Alan Lai, fundador e CEO da ProfilePrint, destacou o impacto dessa nova tecnologia: “Ao transformar ingredientes físicos em impressões digitais, de forma semelhante à digitalização de documentos pela Microsoft, estamos aumentando a produtividade humana e a eficiência da cadeia de abastecimento alimentar. Com o Orca, estamos habilitando o setor agrícola a tomar decisões mais rápidas e informadas, promovendo uma cadeia de valor mais sustentável e globalizada.”
Avanço reduz necessidade de amostras físicas, simplifica a logística e garante controle de qualidade consistente, minimizando rejeições e desperdícios. |
Impacto no agronegócio global
A tecnologia da ProfilePrint tem implicações que vão muito além do setor cafeeiro. Ao aplicar IA e análise molecular em processos historicamente manuais e baseados em avaliações sensoriais, a plataforma está abrindo novas possibilidades para a digitalização da cadeia de abastecimento alimentar. A capacidade de prever a qualidade de ingredientes e produtos processados com rapidez e precisão não só melhora a eficiência, mas também permite uma maior transparência e rastreabilidade, características cada vez mais exigidas pelo mercado global.
Para o setor cafeeiro brasileiro, que representa uma parte significativa das exportações do país, a adoção dessa tecnologia traz uma vantagem competitiva clara. Mário Panhotta, Superintendente de Novos Negócios e Torrefação de Café da Cooxupé, destacou a importância da inovação: “Nossa parceria com a ProfilePrint nos permite continuar na vanguarda da inovação, garantindo que continuemos a entregar café de alta qualidade ao mercado global com processos mais eficientes e sustentáveis”.
O diretor de Novos Negócios da Minasul, Luis Henrique Albinati, também celebrou a adoção das novas tecnologias: “A Minasul está entusiasmada em colaborar com a ProfilePrint no desenvolvimento de soluções que irão transformar a forma como a qualidade do café é avaliada, reforçando nosso compromisso com a inovação e a excelência no setor”.
Por sua vez, Matheus Ferreira, Diretor Executivo Adjunto do Instituto CNA, reforçou o papel da tecnologia para o futuro da agricultura no Brasil: “A colaboração com a ProfilePrint demonstra nosso compromisso em impulsionar o progresso tecnológico no agronegócio, garantindo um futuro sustentável e inovador para o setor”.
Sobre a ProfilePrint
A ProfilePrint é uma plataforma orientada por IA para análise da qualidade de ingredientes, alimentada por uma tecnologia patenteada de identidade digital de alimentos como serviço (Digital Food Identity-as-a-Service / IDaaS). A ProfilePrint sintetiza dados moleculares complexos de amostras de ingredientes em impressões digitais, prevendo rapidamente sua identidade e qualidade, capacitando o agronegócio a tomar decisões baseadas em dados para comprar, produzir e vender melhor.
Apoiada pelos maiores conglomerados de ingredientes alimentares do mundo e por fundos de venture capital internacionais, a ProfilePrint é uma empresa sediada em Singapura com presença global. Para obter mais informações, visite ProfilePrint.
Sobre a Cooxupé
A Cooxupé, a maior cooperativa cafeeira do mundo, com mais de 20 mil associados – dos quais mais de 97% são pequenos produtores, que vivem da agricultura familiar – é a maior exportadora de café arábica do Brasil no mercado global. O propósito da Cooxupé é levar ao mundo cafés de qualidade, produzidos com sustentabilidade nos aspectos econômico, social e ambiental, colaborando para o sucesso da indústria cafeeira. Para mais informações, acesse Cooxupé.
Sobre Minasul
A Minasul, cooperativa cafeeira com sede em Varginha, Brasil, é uma pedra angular da indústria cafeeira mineira desde 1958. Com 6.000 membros em 150 cidades, a Minasul processa aproximadamente 1,3 milhão de sacas de café por colheita. A cooperativa está comprometida em promover e melhorar a qualidade do café na região, como evidenciado pelo seu Concurso Anual de Qualidade do Café, criado em 1993. O sucesso da Minasul decorre de sua dedicação ao respeito, transparência e excelência. Para mais informações, acesse Minasul.
Sobre o Instituto CNA
O Instituto CNA (ICNA) foi criado com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sobre questões sociais e do agronegócio, atendendo às demandas do Senar CNA/Sistema, que contribui significativamente para a formulação de propostas de políticas públicas, onde os beneficiários são a população rural brasileira. A missão do ICNA é promover a inovação, a procura de tecnologias para o sector agrícola e o desenvolvimento holístico das pessoas que vivem em zonas rurais. Para mais informações, acesse Instituto CNA.
Por Agência Prioriza
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil