Fruit Attraction: Com apoio do Governo de SP, fruticultura paulista ganha espaço no mercado internacional

27 de março de 2025

Durante o evento, a Secretaria de Agricultura de SP assinou termo de cooperação técnica com a Seagri com foco na produção de frutas vermelhas.
Compartilhe no WhatsApp
Fruit Attraction: Com apoio do Governo de SP, fruticultura paulista ganha espaço no mercado internacional
Foto: Divulgação


Com o objetivo de promover o crescimento internacional da fruticultura paulista, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de SP participou da abertura da Fruit Attraction SP 2025, a principal feira internacional de frutas e hortaliças da América Latina, nesta terça-feira (25/03), na capital paulista.

Na oportunidade, a Secretaria de Agricultura de SP assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) com foco na produção de frutas vermelhas. A parceria abrange a formação de pessoal em áreas estratégicas, o auxílio técnico mútuo e o compartilhamento de dados, visando o desenvolvimento de projetos de agricultura familiar.

“A fruticultura agrega valor, movimenta a economia, gera empregos e preserva o meio ambiente. O Brasil tem um potencial gigantesco para não apenas liderar o processo de segurança alimentar no mundo, mas também de transição energética e de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. SP é o estado com a maior diversificação de culturas do Brasil, o que nos faz liderar a balança comercial brasileira mesmo em anos difíceis, com seca severa”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Vale destacar que o Estado de São Paulo é o principal produtor nacional de frutas, exportando mais de U$250 milhões por ano, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), vinculado à SAA. Em 2024, a fruticultura paulista registrou crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Apenas os produtos da citricultura somaram 50% de participação, com 112 mil toneladas exportadas. Além disso, o grupo de sucos é o segundo maior exportado na balança comercial, somando 14,2% de participação, somando US$573,74 milhões, dos quais 98,6% correspondem ao suco de laranja.

Com uma fruticultura diversificada, SP também lidera a produção de banana, com 26% do total produzido no país, e de abacate, com 40%. Outros destaques são caqui, manga, mamão, goiaba e figo. Durante a feira, a Secretaria de Agricultura, por meio de suas coordenadorias — APTA, CATI, Defesa Agropecuária — e das Câmaras Setoriais, apresenta as principais iniciativas do governo paulista para o desenvolvimento da fruticultura paulista.

Entre as iniciativas, está o Projeto Frutas Vermelhas SP, que incentiva produção de mirtilo, framboesa e amora em território paulista com ênfase na agricultura familiar, levando renda e diversificação de culturas ao campo, além de transmitir inovação e extensão aos produtores. Além disso, conta com o Projeto Cacau SP, que pretende impulsionar a cacauicultura no estado. Em 2025, foram plantados 34,3 mil pés novos, um aumento de 37,83% em relação a 2024.

Na Fruit Attraction, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) apresentou ações de certificação fitossanitária de origem que possibilitam a exportação dos produtos paulistas. O cadastro e supervisão de plantios de lima ácida tahiti tornam São Paulo o maior exportador do país, com mais de 60% da lima ácida exportada. Com a abertura dos mercados do Japão e Chile, no ano de 2025, a Defesa Agropecuária iniciou os cadastros e acompanhamento do abacate variedade Hass nas propriedades e casas de embalagem que processam este fruto. Atualmente estão cadastradas 05 propriedades e 05 casas de embalagem.

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) apresentou aos visitantes da feira, o melhoramento genético do Instituto Agronômico (IAC-Apta) com frutas tropicais e subtropicais, como uva, amora, pêssego, macadâmia, caqui, citros, banana, maracujá, abacaxi, entre outras. O Instituto Biológico (IB-Apta) levou à Fruit Attraction pesquisas em sanidade vegetal, com estudos sobre pragas e doenças que afetam fruticulturas.

Vale lembrar que a Secretaria de Agricultura, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), conta com uma linha de crédito de R$10 milhões voltada para a fruticultura com taxa de 3% ao ano, 84 meses de prazo e 24 meses de carência.

Fruit Attraction



Organizada pela IFEMA MADRID e FIERA MILANO BRASIL, a Fruit Attraction São Paulo possui o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A feira ocorre de 25 a 27 de março e reunirá toda a comunidade de frutas e hortaliças das 10h às 18h. Serão apresentados produtos, tecnologias e serviços, além de promover debates com foco nos desafios e oportunidades para a expansão da fruticultura brasileira no comércio internacional.

Por Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Proposta pode ser votada antes do recesso e enfrenta resistência de ambientalistas, organismos internacionais e órgãos técnicos brasileiros.
Projeto liderado por Chris Morais fortalece preservação hídrica e une campo e cidade em Barretos
Em sua 6ª edição, a Academia ABRASS 2025 reuniu profissionais das empresas associadas para uma imersão estratégica na Harven Agribusiness School, fortalecendo competências essenciais para enfrentar os desafios do agronegócio moderno.
Com nova estrutura, a Defesa Agropecuária de São Paulo se torna Diretoria e reforça seu papel estratégico na preservação da saúde pública, no bem-estar animal e vegetal, e no fortalecimento do agro paulista com inovação, rastreabilidade, fiscalização inteligente e valorização dos profissionais do campo.