Processo eletrônico facilitará exportações brasileiras com destino ao Catar

3 de junho de 2021

A partir de 1º de julho, documentos de exportação de cargas alimentícias e bebidas com destino ao Catar poderão ser digitalizados
Compartilhe no WhatsApp
Processo eletrônico facilitará exportações brasileiras com destino ao Catar

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira deu o primeiro passo para implementar o despacho aduaneiro digital no comércio do Brasil com os países árabes. A partir de 1º de julho, a validação de documentos de exportações brasileiras de cargas alimentícias e bebidas com destino ao Catar poderá ser realizada digitalmente. 

O acordo assinado pela Câmara Árabe com o Departamento de Controle de Saúde e Alimentos dos Portos do Catar visa a verificação eletrônica de documentos na exportação brasileira de alimentos ao país árabes. O processo será feito pelo sistema de blockchain, o Easy Trade, que fazem parte de uma plataforma digital da Câmara Árabe chamada Ellos.  

Os documentos digitalizados ficarão disponíveis eletronicamente no sistema para checagem e validação pelas entidades integrantes do blockchain e pelas autoridades competentes do país de destino da carga. O processo eletrônico poderá será usado para liberação dos documentos de exportação como os certificados sanitários, de origem de faturas – ou invoices, como são conhecidos -, entre outros. 

Para Tamer Mansour, secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, a inovação vai tornar o processo mais prático, rápido e menos burocrático. “Nessa primeira fase não será anulado o envio de documentos manualmente, mas a tendência é que ele passe a ser totalmente eletrônico. A Câmara Árabe pede que as empresas se cadastrem e adotem os procedimentos legais para participarem do projeto piloto desde já”, comenta o CEO. 

E Mansour afirma ainda que essa nova integração para checagem digital de documentos irá acelerar a liberação da mercadoria no país de destino, evitando custos indesejados com demurrage de contêineres quando houver atrasos de chegada física da documentação. Demurrage é uma multa aplicada ao armador quando ele excede o tempo para completar a operação de embarque e desembarque em um porto. 

Integração eletrônica das exportações brasileiras

O acordo para a integração eletrônica com o Catar foi assinado pela Câmara Árabe com o Departamento de Controle de Saúde e Alimentos dos Portos, ligado do Ministério da Saúde e Meio Ambiente do Catar. Por hora, ele será válido apenas para alimentos e bebidas. A Câmara Árabe pretende trabalhar, no entanto, para que a integração eletrônica ocorra com todos os países árabes e inclua todo tipo de produto, facilitando e incentivando assim o comércio entre o Brasil e o mercado árabe. 

Os países da Liga Árabe são o terceiro principal destino das exportações brasileiras. Se forem considerados apenas os produtos do agronegócio, o Brasil é o maior fornecedor do mercado árabe. No primeiro trimestre deste ano, as vendas brasileiras aos países da região aumentaram em 18% sobre o mesmo período do ano passado e ficaram em US$ 2,9 bilhões. A Câmara Árabe acredita na continuidade do crescimento durante o ano, principalmente frente à recuperação da maioria dos mercados árabes em função do alto índice de vacinação na região. 

Fonte: ANBA
Crédito da foto: Reprodução/ANBA

Leia outras notícias no portal MAB

Relacionadas

Veja também

A carne de Mato Grosso foi uma das grandes atrações da China International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do mundo, realizada entre os dias 5 e 10 de novembro, em Xangai.
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado
Iniciativa reforça o compromisso do movimento com a moda consciente e a rastreabilidade do algodão brasileiro
Acordo foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Sergio Iraeta, em Buenos Aires