Exportação de polpa cítrica para a China

10 de novembro de 2022

A polpa cítrica é o subproduto obtido da extração do suco pela indústria e é matéria-prima para alimentação animal
Compartilhe no WhatsApp
Exportação de polpa cítrica para a China
A exportação desse produto vem sendo negociada desde 2017 e neste ano com a assinatura do protocolo o mercado foi aberto para o setor – Foto: Freepik

Uma lista contendo as cinco primeiras empresas habilitadas para exportação de polpa cítrica à China foi encaminhado à Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), nessa segunda (7), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

A polpa cítrica é o subproduto obtido da extração do suco pela indústria e é matéria-prima para alimentação animal.

A autorização para o início das exportações de polpa cítrica havia sido oficializada com a assinatura do protocolo de exportação onde foram definidas as recomendações e os procedimentos a serem adotados pelas empresas para envio do produto. O que faltava para liberar os embarques era a habilitação pelo Mapa das empresas exportadoras.

“A exportação desse produto vem sendo negociada desde 2017 e neste ano com a assinatura do protocolo o mercado foi aberto para o setor. Agora as empresas habilitadas poderão embarcar seus produtos à medida que os chineses demandarem”, relata o coordenador de Qualidade Vegetal, Hugo Caruso.

Polpa cítrica para o gado leiteiro

Na época das negociações estimava-se uma demanda inicial de 200 mil toneladas por ano de polpa cítrica para alimentação de gado leiteiro. O país asiático é desde 2019 um grande produtor mundial de leite, com produção de 31 milhões de toneladas desse alimento.

“Com o crescimento do setor leiteiro da China, a demanda de produtos para alimentação desses animais aumentou, sendo a polpa cítrica uma possível fonte. A assinatura do protocolo representa uma boa oportunidade para o Brasil, que poderá atender o mercado chinês”, disse Caruso.

A lista de empresas habilitadas será atualizada sempre que necessário.

Fonte: Mapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Instituições que atuam com agroecologia, assistência técnica rural ou restauração ecológica podem se inscrever até 8 de julho para receber o material
Tecnologia, sustentabilidade e liderança feminina estiveram no centro das discussões do IFAMA, que é realizado pela Harven Agribusiness School em parceira com o FB Group
Pela primeira vez no Brasil, a Conferência Mundial de Agronegócios da IFAMA reunirá líderes globais em Ribeirão Preto, nos dias 25 e 26 de junho. Com a presença de Beth Bechdol, da FAO, o evento discutirá mercados alimentares resilientes e o futuro da agricultura e bioenergia.
Comprovação ambiental, crédito facilitado e agilidade em processos estão entre os benefícios do Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado.