Exportação de carne bovina em alta, mas preço interno segue em baixa

7 de novembro de 2022

Informações do Secex indicam que o Brasil embarcou em outubro 188,56 mil toneladas de carne bovina in natura, queda de 7,3% frente a setembro/22
Compartilhe no WhatsApp
Exportação de carne bovina em alta, mas preço interno segue em baixa
O bom desempenho não foi suficiente para impedir que o boi gordo se desvalorizasse em outubro no mercado interno – Foto: Freepik

As exportações brasileiras de carne bovina in natura vêm se sustentando em patamares elevados ao longo deste ano. Depois de o volume embarcado ter ficado acima de 200 mil toneladas em agosto e em setembro, somou quase 190 mil toneladas em outubro.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse bom desempenho, contudo, não foi suficiente para impedir que o boi gordo se desvalorizasse em outubro no mercado interno. No acumulado do mês (entre 30 de setembro e 31 de outubro), o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 recuou quase 4%.

Carne bovina in natura

Dados da Secex indicam que o Brasil embarcou em outubro 188,56 mil toneladas de carne bovina in natura, queda de 7,3% frente a setembro/22, mas expressiva alta de 129,42% frente a outubro/21 (quando, vale lembrar, os envios de carne à China, maior destino da proteína nacional, estavam suspensos) e 16% acima da de outubro/20. Trata-se, também, do maior volume já exportado em um mês de outubro.

Fonte: Cepea

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Segundo a ANC, dados consolidados apontam expansão contínua da seleção genética na pecuária de corte
Valor será destinado para realização de assistência técnica nas fazendas. A meta é atingir 160 propriedades e 1 milhão de hectares
Competição avaliou cortes a pasto e a grão com base em critérios de maciez e sabor durante o primeiro dia do evento
O evento, um dos mais aguardados da pecuária brasileira, reuniu centenas de criadores e apresentou genética de ponta em um modelo de investimento que reafirma o protagonismo da marca.