Search
Close this search box.

ExpoLeite: primeira feira totalmente voltada para a pecuária leiteira organizada pela ABCZ começa hoje

9 de outubro de 2023

Expoleite ocorrerá em conjunto com a Expoinel, ExpoBrahman e Exposição Nacional de Guzerá.
Compartilhe no WhatsApp
ExpoLeite primeira feira totalmente voltada para a pecuária leiteira organizada pela ABCZ começa hoje
Organizada pela ABCZ, a ExpoLeite será realizada em Uberaba — Foto: ABCZ/Divulgação

O Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba, recebe a ExpoLeite a partir de hoje (9). Pela primeira vez, em quase 105 anos de história, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realiza uma feira totalmente voltada para a pecuária leiteira.

O evento, que se estende até o próximo dia 15, ocorrerá em conjunto com a Expoinel, ExpoBrahman e Exposição Nacional de Guzerá.

A programação da ExpoLeite

Desde junho deste ano, quando lançou a campanha virtual “O leite tá on!”, no Dia Internacional do Leite, a ABCZ dava sinais de que mais novidades sobre a pecuária leiteira e o trabalho dos produtores estariam a caminho.

A ExpoLeite irá contemplar todas as etapas do processo produtivo, do campo à mostra de animais. “O Brasil é o terceiro maior produtor de leite no mundo – são mais de 34 bilhões de litros por ano – e a ExpoLeite é uma grande oportunidade para os produtores de leite mostrarem seu trabalho, fazerem novos negócios e discutirem estratégias para ampliar sua lucratividade e buscar soluções para toda cadeia produtiva que está presente em 98% dos municípios brasileiros”, ressaltou o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

O grande encontro das raças leiteiras reunirá exemplares Gir Leiteiro, Guzerá, Sindi, Girolando, Holandês e Jersey. “A nossa missão é congregar as raças leiteiras – não só as puras, mas também seus cruzamentos. O evento foi planejado como uma verdadeira vitrine da cadeia do leite brasileiro, não se restringindo à pecuária zebuína”, destacou o diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ, Rodrigo Simões.

O evento também será marcado pela assinatura do Acordo Nacional do Controle Leiteiro entre ABCZ, ABCBRH e Girolando. O objetivo é viabilizar um quadro unificado de técnicos de campo que auxiliam no controle leiteiro nas fazendas, gerando economia para criadores e fortalecimento do controle leiteiro no país.

A ExpoLeite também oferecerá um espaço de networking para especialistas e entusiastas do setor. Os participantes terão acesso à 1ª Prova de Leite Tropical, julgamento da Vaca Suprema do evento, curso de Avaliação Morfológica de Raças Zebuínas Leiteiras, curso de Doma de Bovinos, circuito de palestras BR Leite, entre outros.

Durante a ExpoLeite, no pavilhão 24, será realizada a Feira da Agricultura Familiar, com apoio da Emater-MG, para a comercialização de produtos típicos da região. Quatro atrações musicais estão confirmadas: Joy Aves se apresenta no dia 11; Lopez & Garatti, no dia 12; Luccas & Rodrigo, no dia 13 e, no dia 14, a música ficará por conta de Fernando Pila. As apresentações começam a partir das 19h, com entrada gratuita.

Por G1

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor
Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
Produção de frangos e ovos é destaque no Distrito Federal. A grande demanda da região por produtos de origem animal resulta nos quase 6 mil produtores cadastrados na Emater-DF
A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense